CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

387 artigos

blog

Tempus veritatis, cap. 1

Os tempos de verdade estão muito longe de nós

Polícia Federal e Mauro Cid com Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação/PF | REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O conflito é um fenômeno natural, a coexistência é dada, e a convivência é construída.

Coexistimos do ponto de vista evolutivo com outras espécies, nesta biosfera, composta por ecossistemas variados. Impera no terreno biológico, as relações harmônicas e as relações desarmônicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fundaram as ciências, e dentre elas a ecologia, que explica que há comensalismo, predatismo, mutualismo, parasitismo, enfim, há conflito, há disputa, principalmente por espaço, alimento e reprodução.

Também somos animais, só que do gênero Homo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Michkin” transitava entre o ideal e o real, e sua benevolência o protegia da falácia dos comportamentos do ser humano. Este ser humano, que na verdade BLOQUEIA, CANCELA, E EXCLUI o seu congênere nas trincheiras das redes na web, com princípio da violência, que vai muito além do conflito.

Os tempos de verdade estão muito longe de nós, na realidade as meias-verdades vigoram, o pós-fato nos atinge, e navegamos nos escombros de nós mesmos, com nossos apegos apaixonados. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na obra O idiota, de  Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski  retrata as mazelas dos seres (des) humanos e cria o príncipe bom, esboçando o poderio dos poderes soberanos, e do pátrio poder, que cresce diante da fragilidade dos que portam alguma limitação crônica.

A epilepsia do autor russo ficou exposta na arte literária em seu romance, que hoje faz tanto os  mentirosos, como os  hipócritas se curvarem  diante da hoje tão "considerada clássica leitura", em TEMPUS VERITATIS.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No texto de Freud "Introdução ao narcisismo" encontramos com o "sua majestade o bebê", e com o passar do tempo, observando o mundo pelas lentes de Foucault, e Judith  Butler, somos levados à encontrar com o "poder disciplinar", que deseja transformar os corpos em aparatos dóceis, que facilitam a implantação de zero resistência.

Acho que já posso cunhar o termo "decifradores de mistérios" para os pensadores, que, como eu, tentam entender o enigma da desigualdade, e faço isso, me colocando à luz da Filosofia e da História. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assistindo ao LEO AO QUADRADO, precisamente o programa de 12 de fevereiro de 2024, vi a possibilidade de mudança real no quadro anacrônico, que a ausência de igualdade recria através dos anos: O jornalista Leonardo Attuch foi contundente em sua fala contra o famigerado etarismo. Vale a pena assistir.

#ValReiterjornalista

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO