CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jacy Afonso avatar

Jacy Afonso

Presidente do PT-DF

62 artigos

blog

Trabalhadores reafirmam no 1º de Maio os ideais dos “mártires de Chicago”

E é o que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seus mais de 3.700 sindicatos filiados farão nas comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mais do que relembrar a origem das comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, reverenciando os operários assassinados pela polícia em Chicago em 1886 nas manifestações pela redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas, há a necessidade de reafirmar no próximo 1º de Maio a pauta da classe trabalhadora, definida pela CUT e demais  centrais sindicais em assembléia em 2010 no Pacaembu, em São Paulo.

É a melhor forma de renovar os ideais das centenas de mártires de Chicago por melhores condições de trabalho. E é o que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seus mais de 3.700 sindicatos filiados farão nas comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2014 é um ano atípico, marcado por eventos e campanhas de fundamental importância na disputa de classes pela hegemonia na sociedade brasileira. Um ano em que estará em jogo, em função do debate sobre a reforma política e das eleições gerais, o projeto de desenvolvimento para o país. Para nós, militantes da CUT, deve haver continuidade da ampliação das conquistas da classe trabalhadora obtidas na última década, assegurando a oferta de mais emprego, a redistribuição de renda, melhores salários, serviços públicos de qualidade e a diminuição das desigualdades sociais.

Em reunião nos últimos dias 7 e 8 de abril, a direção nacional da CUT fez uma análise da conjuntura brasileira. Conforme avaliou, o quadro é marcado pela ofensiva dos setores empresariais e conservadores da sociedade que tentam desestabilizar o atual governo de origem “democrática-popular e pressionam pela adoção de política econômica neoliberal como alternativa para crescimento. Diante desse cenário e da volta do aumento da taxa de juros, como forma de combate à inflação que só beneficia o setor rentista e afeta a capacidade de investimento público e do setor produtivo, diminuindo a massa salarial e a remuneração média, a direção nacional da CUT definiu orientar seus sindicatos filiados a apontar a importância de enfatizar as bandeiras de lutas do movimento sindical.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim, conforme as resoluções tomadas pela Central, as entidades CUTistas na comemoração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, além do resgate do significado histórico da data, irão destacar a necessidade da reforma política, da democratização dos meios de comunicação e da atuação da Comissão da Memória, Verdade e Justiça da CUT, como formas de avançar na democracia e diminuir a desigualdade na representação e participação dos setores explorados. 

Os sindicatos enfatizarão também a luta pela redução da jornada para 40 horas sem redução de salário, a continuidade da política de valorização do salário mínimo, o fim do fator previdenciário, o direito de negociação coletiva no serviço público (Convenção 151 da OIT), o combate à terceirização (retirada do PL 4330 do Congresso) e à demissão imotivada (Convenção 158 da OIT), a redução dos juros e do superávit primário, a reforma agrária e agrícola, a destinação de 10% do PIB para a educação pública e de 10% do orçamento da União para a saúde, entre outras reivindicações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO