CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Trégua entre Lula e Ciro muda cenário de 2022

Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, avalia que a trégua entre o ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes "não implica que a chapa em 2022 seja obrigatoriamente" formada pelos dois, mas sim que "um e outro, e seus respectivos partidos, e aliados de seus partidos – PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB - disputem juntos, façam campanha juntos e governem juntos"

Ciro Gomes e Lula (Foto: RICARDO STUCKERT)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

Não sei se o ex-marqueteiro do PT, João Santana, sabia que tinha havido um encontro entre Lula e Ciro, em setembro, no Instituto Lula, quando declarou, no Roda Viva, que a chapa ideal para derrotar Bolsonaro em 2022 seria Ciro na cabeça e Lula, vice, tal como ocorreu na Argentina com Cristina Kirchner.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desconfio que não, pois ele próprio afirmou que seria uma chapa “impossível”.

Primeiro, porque Lula ainda não recuperou seus direitos políticos, por mais absurdo que seja.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo, porque tanto eles quanto seus seguidores viviam às turras desde que, em 2018, Ciro foi passar o segundo turno em Paris, o que desencadeou uma enxurrada de acusações pesadas de um lado e de outro.

O fato é que, três dias depois disso, “O Globo” dá o furo que pode mudar o cenário das eleições presidenciais, e desanuviar o clima belicoso na esquerda, que se divide pró e contra Ciro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A trégua não implica que a chapa em 2022 seja obrigatoriamente Ciro-Lula, mas que um e outro, e seus respectivos partidos, e aliados de seus partidos – PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB - disputem juntos, façam campanha juntos e governem juntos.

A chapa pode ser Ciro-Flávio Dino, por exemplo. Ou Ciro - Haddad ou Lula -Flávio Dino ou alguma outra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

A direita não esconde seu ódio, está mais raivosa do que nunca, preocupada, porque finalmente os progressistas unem forças contra o inimigo comum que tenta transformar o Brasil num imenso quartel e ameaça a democracia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na esquerda há alguns refratários à ideia, há os que duvidam, os que detonam, como sempre, mas a maioria aplaude.

Já estava mais que na hora de encerrar o capítulo de 2018. Não fazia bem às esquerdas o clima de beligerância entre os dois maiores líderes e seus respectivos partidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se disputassem juntos as eleições municipais, revelam pesquisas, os cinco partidos liderados por Lula e Ciro poderiam estar à frente nas intenções de voto, com alta possibilidade de vitória nas duas principais cidades do país, São Paulo e Rio.

Sugiro que o marqueteiro dessa coalizão seja João Santana.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO