CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

184 artigos

blog

Triste fim de Ciro Gomes

Ciro Gomes e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lima Barreto que me perdoe, mas a analogia com personagens de sua obra foi espontânea, direta e necessária.

Não é fim de ano, mas a movimentação política recente trouxe várias revelações de amigos e inimigos ocultos ou explícitos. Agora sabemos quem verdadeiramente é Ciro Gomes, o coronel do Ceará que já está agregando para si o bolsonarismo renitente para os próximos anos. Revelam-se também a grandeza de ex-candidatos à Presidência e a pequenez de FHC. Sem contar a mesquinhez assassina de muitos agentes culturais de próxima convivência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A candidatura de Simone Tebet teria alguma projeção maior se não fosse o obstáculo de seu próprio partido em não aceitá-la, isso é evidente pelos apoios regionais que o MDB costurou. Além disso, a possibilidade de associação com Ciro Gomes não vingou desde o início da campanha porque o pedetista nunca aceitaria ser vice de uma mulher. Com a devida vênia a Lima Barreto, o Policarpo Quaresma do eixo Pindamonhangaba-Sobral encontra, assim, seu triste fim, e a sulmatogrossense, longe do preconceito e da ingenuidade de uma Clara dos Anjos, não encontra seu devido lugar na sociedade política ainda patriarcal.

Discute-se aspecto interessante nesta inédita e inusitada eleição: além do voto útil (o vira voto), há o voto não inútil, ou seja, o eleitor que simplesmente não comparece à seção eleitoral quando vê que seu candidato não tem chance de vencer, mas também se recusa a direcionar sua escolha para outro postulante. Nessa toada, até Simone Tebet pode se beneficiar de desistentes do candidato à reeleição (o inominável), candidata mais fiel a princípios, do que Ciro Gomes, o traidor de tudo e de todos. Se Lula vencer no primeiro turno será mais por desistências alheias do que por votos virados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, com o vídeo do vira voto, Ciro Gomes corre também o risco de ter sua votação ultrapassada por Simone Tebet. O pior é que bons candidatos de seu partido ao parlamento estão afugentando eleitores por verem sua associação mais próxima ao bolsonarismo do que a uma corrente progressista e de esquerda.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO