CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Tudo a perder

"Os três deputados petistas de cujos votos vai depender o início ou não do processo de cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética só têm a perder se votarem sim. Não só eles, como todo o partido e o governo. E o país. E nada a ganhar", opina o colunista Alex Solnik, sobre os deputados Léo de Brito (PT-AC), Valmir Prascidelli (PT-SP) e Zé Geraldo (PT-PA) e a votação que deve acontecer na tarde desta terça-feira na Câmara; o jornalista avalia que se os petistas votarem conha Cunha, "não há mais dúvida de que ele mandará abrir o processo de impeachment da presidente Dilma no dia seguinte. Por outro lado, se os petistas não apoiarem a cassação de Cunha hoje ele vai enterrar o impeachment e vai tender a apoiar os projetos do governo"

"Os três deputados petistas de cujos votos vai depender o início ou não do processo de cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética só têm a perder se votarem sim. Não só eles, como todo o partido e o governo. E o país. E nada a ganhar", opina o colunista Alex Solnik, sobre os deputados Léo de Brito (PT-AC), Valmir Prascidelli (PT-SP) e Zé Geraldo (PT-PA) e a votação que deve acontecer na tarde desta terça-feira na Câmara; o jornalista avalia que se os petistas votarem conha Cunha, "não há mais dúvida de que ele mandará abrir o processo de impeachment da presidente Dilma no dia seguinte. Por outro lado, se os petistas não apoiarem a cassação de Cunha hoje ele vai enterrar o impeachment e vai tender a apoiar os projetos do governo" (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os três deputados petistas de cujos votos vai depender o início ou não do processo de cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética só têm a perder se votarem sim. Não só eles, como todo o partido e o governo. E o país. E nada a ganhar.

Talvez eles possam cair na tentação de exercer a virtude esquecendo-se que, como ensinava Maquiavel, a política não é o exercício da virtude e sim da melhor forma de governar em favor da maioria da população.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Examinemos os cenários. Se na votação de hoje do Conselho os petistas votarem contra Cunha não há mais dúvida de que ele mandará abrir o processo de impeachment da presidente Dilma no dia seguinte.

Com isso, ele vai recuperar o apoio da oposição, que momentaneamente perdeu e, daqui a uns três meses, quando a votação de sua cassação chegar ao plenário é bem possível que ele tenha votos para sobreviver.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, ele vai desgastar o governo o mais que puder, vai arruinar a pauta governista, e a presidência da República será bombardeada dia e noite pela oposição e, como consequência, o clima de instabilidade política vai se aprofundar, com reflexos nefastos na economia e, portanto, no bolso da população. O que já está ruim, vai ficar pior para o país.

Por outro lado, se os petistas não apoiarem a cassação de Cunha hoje ele vai enterrar o impeachment e vai tender a apoiar os projetos do governo, o que vai baixar a temperatura política e dar tempo para o governo respirar e tratar de consertar o caos econômico num clima menos tenso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também é factível prever que o governo terá um presidente da Câmara mais fraco, às voltas com a PGR, o STF e a Lava Jato, portanto mais dócil e mais ocupado em salvar o seu pescoço do que em cortar o da presidente.

Os três petistas do Conselho de Ética têm que ter em mente que Cunha já está ferido, ele será abatido mais adiante com toda a certeza, não há necessidade de o PT enfiar a adaga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De mais a mais, deputados não foram eleitos para julgar e sim para legislar.

Quem julga são os juízes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO