CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Cresce pressão para Lula indicar mulher negra para ministra do STF

Movimentação ganhou força esta semana por meio de declarações de integrantes do primeiro escalão do governo Lula, juristas e membros da Corte

Lula-STF (Foto: ABr | Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A movimentação para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeie uma mulher negra para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril, ganhou força com declarações de membros do primeiro escalão do governo, juristas e de ministros da própria Corte. 

“É fundamental que haja uma mulher negra no STF, uma pessoa negra, para que a gente discuta a democratização nos espaços de poder”, disse na quarta-feira (10) o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida,  segundo o jornal O Globo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No mesmo dia, o ministro do STF Edson Fachin, relator de um caso sobre perfilamento racial que tramita na Corte, também se posicionou sobre a possibilidade. “Peço licença para cumprimentar uma quarta ministra que, quem sabe, em um lugar do futuro, estará neste plenário: uma mulher negra”, destacou. 

“Esta semana, cem organizações jurídicas e de outros segmentos da sociedade civil, entre elas a ABJD [Associação Brasileira de Juristas pela Democracia] e o Grupo Prerrogativas, próximo a Lula, lançaram um manifesto em que afirmam que esta é uma oportunidade para resolver uma lacuna da democracia brasileira", ressalta a reportagem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A movimentação fez com que o nome a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, integrante da Executiva Nacional da ABJD, entrasse na lista de candidatos à vaga, assim como o do jurista André Nicolitt, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que é negro e também poderia atender à revindicação pelo aumento da divseridade na Corte. 

Atualmente, os nomes mais cotados para a vaga que será aberta em abril são os do advogado são os do advogado Cristiano Zanin Martins e de Manoel Carlos de Almeida Filho, ex-assessor de Lewandowski.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO