Eleição da mesa diretora da Câmara é adiada para esta quarta

A votação já havia sido adiada para esta terça-feira (2) após um impasse em torno da distribuição das cadeiras entre os partidos

Arthur Lira
Arthur Lira (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Após o recuo do presidente eleito da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na tentativa de costurar um acordo com a oposição, depois que dissolveu o bloco do seu adversário na disputa, Baleia Rossi (MDB-SP), prejudicando a participação do PT na Mesa Diretora, a Casa decidiu adiar para quarta-feira (3) a eleição para os cargos.

A votação já havia sido adiada para esta terça-feira (2) após um impasse em torno da distribuição das cadeiras entre os partidos. 

A oposição ameaçou ingressar no Supremo Tribunal Federal contra a decisão de Lira e, se não houver recuo mais substantivo do deputado, promover a chamada obstrução das votações. A reação pressionou Lira que recuou. A divisão de cargos foi alvo de embate entre o grupo de Arthur Lira (PP-AL) e o de Baleia Rossi (MDB-SP) minutos após ter sido eleito para a presidência da Casa, o parlamentar do PP anulou a eleição para os cargos da Mesa, retirando o bloco de 10 partidos formado para apoiar Baleia Rossi.

"Lira procurou o bloco. A maioria dos partidos do bloco quer aceitar. Estamos conversando no PT agora. A tendência é de, em nome da unidade do bloco, principalmente dos partidos da oposição, conversarmos, e também exigir tratamento de respeito à oposição. A atitude dele ontem foi muito pesada. Embaçou a vitória larga que teve", afirmou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.

Lira ofereceu duas vagas titulares e duas suplências, o que é menos do que os partidos de oposição pretendiam receber.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email