CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Haddad tem o dobro de intenções de voto nos eleitores LGBTs

Pesquisa Data Folha divulgada nesta quinta (25) quis saber, pela primeira vez, qual a orientação sexual dos entrevistados; entre aqueles que se declaram homossexuais, bissexuais e de outras orientações que não a hetero, Bolsonaro tem 29% e Haddad o dobro, 57%; rejeição ao candidato do PSL, cuja trajetória política é recheada de declarações hostis à comunidade LGBT, vai a 62%; a do petista é de 31%; 

Haddad tem o dobro de intenções de voto nos eleitores LGBTs (Foto: Claudio Kbene)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A pesquisa Data Folha divulgada nesta quinta-feira (25) traz um dado interessante: Dentro da margem de erro entre os entrevistados que se declaram homossexuais, bissexuais e de outras orientações que não a heterossexual, enquanto Jair Bolsonaro tem 29% de intenções de votos, Fernando Haddad aparece com o dobro, 57%. Nulo ou branco é de 7% e 6% dizem não saber em quem votar.

Nesse levantamento, foi a primeira vez que o Data Folha perguntou sobre a orientação sexual do entrevistado. 86% se declararam heterossexuais, 3%, homossexuais, 2%, bissexuais, 2%, de outras orientações sexuais e 6% dos que responderam à pesquisa não quiseram responder a essa pergunta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem surpreender, a pesquisa mostra o quanto é alta a rejeição do candidato do PSL. Se entre os heterossexuais é de 42%, vai a 62% no grupo. A do petista é de 55% entre os heteros e de 31% entre homos, bis e pessoas de outras orientações sexuais. Haddad foi o mais votado no primeiro turno no grupo, 36%. 21% declaram ter votado no capitão.

Certamente que essa diferença na disputa pelo segundo turno nesse segmento específico – os homossexuais – é ampla porque Bolsonaro colecionou em sua trajetória política declarações hostis à comunidade LGBT.  Em 2011, por exemplo, disse que não seria capaz de amar um filho homossexual e preferia que ele “morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jair Bolsonaro constantemente também protagonizou cenas de oposição no plenário da Câmara contra projetos dos governos petistas de inclusão e combate ao preconceito. O combate á homofobia em escolas públicas, por exemplo, apelidou de Kit Gay. E em 2015 protestou contra a realização da Parada Gay no plenário.

Pesquisa Datafolha, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, entrevistou 9.173 pessoas nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, em 341 municípios. A margem de erro no recorte de orientação sexual é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO