CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Heráclito Fortes revela como se tornou anfitrião do golpe

Veterano no Congresso Nacional, o deputado federal Heráclito Fortes (PP-PI) revelou como atuou, por mais de um ano, como anfitrião de um grupo de parlamentares e políticos da oposição para discutir o impeachment da presidente Dilma Rousseff; "Nós éramos minoritários, não tínhamos condições nenhuma de criar crise para o governo, mas tínhamos de marcar posição, e foi isso que nós fizemos"; Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula, teria sido um dos principais agentes jurídicos dos encontros; "Ele foi perfeito. Mostrou os três lados da moeda", lembrou 

Brasília - Deputado Heráclito Fortes durante sessão de discussão do processo de impeachment de Dilma, no plenário da Câmara (Valter Campanato/Agência Brasil) (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O deputado federal Heráclito Fortes (PP-PI) revelou como atuou, por mais de um ano, como anfitrião de um grupo de parlamentares e políticos da oposição para discutir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Segundo o jornalista Luiz Maklouf, do Estado de S. Paulo, entre os participantes dos jantares na residência do deputado estão os deputados Benito Gama (PTB-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Raul Jungmann (PPS-PE), Rodrigo Maia (DEM-RJ), senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pauderney Avelino (DEM-AM), Mendonça Filho (DEM-PE), Júlio Lopes (PP-RJ), Danilo Forte (PSB-CE), Carlos Marun (PMDB-MS), Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB-PE), Tadeu Alencar (PSB-PE).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro convidado, na área econômica, por duas vezes, foi o economista Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso. O senador e economista José Serra (PSDB-SP), também compareceu com frequência.

Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula, teria sido um dos principais agentes jurídicos dos encontros. "Nós precisávamos ter uma noção técnica de um processo de impeachment. E ele foi perfeito. Mostrou os três lados da moeda", lembrou o deputado piauiense. "Ele nos deu conforto nos momentos em que decisões do Supremo nos desanimaram. Disse que era necessário criar um ambiente político dentro do Congresso, para poder viabilizar uma votação do impeachment, e que também era necessário apresentar um projeto de alternância de poder", confirma o deputado Danilo Forte (PSB-CE).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O grupo do Heráclito teve muita conversa, e pouquíssimo vazamento", disse o ex-governador de Pernambuco e deputado de terceiro mandato Mendonça Filho, outro de seus participantes frequentes, inclusive no G-8. "Não era uma agenda de conspiração, mas uma agenda de construção do Brasil", afirmou. "Discutiu o impeachment durante 12 meses, e foi uma bússola, sem a qual teríamos errado mais". Das comidas memoráveis, Mendoncinha, como também é conhecido, citou a farofa, a carne de sol e o bacalhau. "Se fôssemos pagar a conta de vinho, não ia dar", brincou.

Leia reportagem na íntegra

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO