CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Médicos relatam estragos do kit covid nos rins: urina escura, inchaço e dor

De acordo com o coordenador de assistência do Hospital das Clínicas da Unicamp, Plínio Trabasso, o uso dos medicamentos do kit covid combinados por um longo período começa comprometendo o fígado. Pacientes nesse estágio, disse ele, começam a apresentar urina com "cor de café"

Plínio Trabasso, coordenador de assistência do Hospital das Clínicas da Unicamp (Foto: Reprodução | Reuters/Amanda Perobelli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate ao coronavírus relataram que medicamentos do "kit covid", que não têm eficácia comprovada contra a doença causada pelo coronavírus, provocaram graves danos aos rins de pacientes. O kit é composto, principalmente, por quatro remédios: hidroxicloroquina, ivermectina, anticoagulantes e azitromicina. M

De acordo com o coordenador de assistência do Hospital das Clínicas da Unicamp, Plínio Trabasso, o uso dos medicamentos combinados por um longo período começa comprometendo o fígado, podendo causar uma grave inflamação por excesso de medicamentos - a hepatite medicamentosa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O médico disse que pacientes nesse estágio começam a apresentar urina com "cor de café" e uma dor "insuportável" para urinar. O relato dele foi publicado em reportagem publicado no portal Uol

Segundo Benedito Lopes Fonseca, infectologista da USP, o "problema no uso destas medicações é que está todo mundo tentando encontrar relatos de efeitos adversos a estas drogas enquanto se esquecem que a própria doença pode acometer o fígado e as pessoas podem usar outras drogas, e mesmo alguns chás e fitoterápicos". "Todas estas investigações devem ser feitas da maneira mais cientificamente adequadas", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No começo deste ano, usuários do Twitter criaram perfis fictícios para acessar o aplicativo do ministério da Saúde, na época comandado pelo general Eduardo Pazuello, e constataram que a plataforma receita a cloroquina contra a Covid-19, diferentemente do que havia dito o então titular da pasta. Pessoas que nem sabiam se estavam com a doença receberam como sugestão o uso do remédio, que também valeu até para recém-nascido.

 Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO