País vai permitir agrotóxicos banidos no mundo

Segundo a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o Brasil ocupa a liderança na lista de países que mais consomem agrotóxicos; a quantidade de agrotóxicos acima do permitido em outros países chega a ser 400 vezes maior em alguns casos; no total, 30% dos 504 agrotóxicos de uso permitido Brasil são vetados na União Europeia; golpe fez legislação sobre tema afrouxar controle

agrotóxicos
agrotóxicos (Foto: Gustavo Conde)

247 – Segundo a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o Brasil ocupa a liderança na lista de países que mais consomem agrotóxicos. A quantidade de agrotóxicos acima do permitido em outros países chega a ser 400 vezes maior em alguns casos. No total, 30% dos 504 agrotóxicos de uso permitido Brasil são vetados na União Europeia.

“Um dos agrotóxicos banidos na Europa e permitido aqui é o acefato, o quinto mais vendido no Brasil. Apesar de todas as indicações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de que ele é neurotóxico (pode ter efeitos sobre o sistema endócrino), continua sendo permitido.

O paraquat é outro exemplo. A Anvisa reconhece o perigo dele e até a China que é bem permissiva do ponto de vista ambiental já o proibiu, mas por aqui a venda persiste. “É uma barbárie”, definiu a geógrafa Larissa Bombardi, em entrevista ao “Repórter Brasil”, no ano passado. Nos últimos anos, Larissa se dedica a estudar o impacto do uso dos agrotóxicos no país.

Leia mais aqui.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247