Saiba quem é o empresário José Seripieri Júnior, fundador da Qualicorp, preso na ação contra esquema Serra

Alvo de uma operação da PF que tem o senador José Serra entre os investigados, o empresário José Seripieri Júnior, fundador e ex-presidente da Qualicorp, mantém ligações antigas com o PSDB. Ele já havia feito doações para o partido em eleições anteriores e era próximo do ex-governador Geraldo Alckmin

José Seripieri Júnior
José Seripieri Júnior (Foto: JULIA MORAES/Fiesp)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Um dos alvos da operação da Polícia Federal que apura doações de R$ 5 milhões não contabilizadas para a campanha de José Serra ao Senado em 2014, o empresário José Seripieri Júnior, fundador e ex-presidente da Qualicorp, grupo que comercializa e administra planos de saúde coletivos, já havia feito doações ao PSDB em períodos anteriores ao investigado na operação deflagrada nesta terça-feira (21). 

Seripieri fundou a Qualicorp em 1997 e foi criador do segmento de  planos coletivos por adesão, do qual tornou-se líder de mercado. Nesta linha, recebeu aportes financeiros de dois grandes fundos de investimentos dos Estados Unidos que consolidaram sua posição no mercado brasileiro e o ajudaram a tornar-se um dos homens mais ricos do Brasil. 

Recentemente, ele vendeu metade da sua participação na empresa à Rede D’Or e parte das demais ações por meio uma venda em massa na bolsa de valores. 

O crescimento da empresa propiciou a aproximação com políticos de vários partidos, entre eles o PSDB. Em 2014, Seripieri doou R$ 2 milhões ao comitê do partido. Em 2010, ele também efetuou doações à campanha presidencial do então candidato José Serra. 

A aproximação com os tucanos voltou aparecer em 2015, quando um helicóptero da Seripatri Participações, pertencente ao empresário, caiu no interior de São Paulo, matando as cinco pessoas que estavam à bordo. Entre as vítimas estava o filho do então governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Rodrigues Alckmin. 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247