CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Temer recua no caso Fiocruz e escolhe candidata mais votada

Mais votada em lista tríplice, pesquisadora Nísia Trindade assumirá a presidência da Fiocruz depois de dois dias de intensa negociação e depois da mobilização de deputados do PT, que estiveram em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, na tarde desta terça-feira 3; "Ficou bem para a Fiocruz. Encontramos uma boa solução. A primeira colocada será nomeada, mas com o compromisso de participação da segunda na gestão", disse Temer; anúncio oficial já foi feito pelo ministro Ricardo Barros, que saiu derrotado no episódio

Mais votada em lista tríplice, pesquisadora Nísia Trindade assumirá a presidência da Fiocruz depois de dois dias de intensa negociação e depois da mobilização de deputados do PT, que estiveram em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, na tarde desta terça-feira 3; "Ficou bem para a Fiocruz. Encontramos uma boa solução. A primeira colocada será nomeada, mas com o compromisso de participação da segunda na gestão", disse Temer; anúncio oficial já foi feito pelo ministro Ricardo Barros, que saiu derrotado no episódio (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Michel Temer voltou atrás no polêmico caso da Fiocruz e vai nomear a pesquisadora Nísia Trindade, mais votada na lista tríplice da instituição de saúde, como presidente da Fundação.

A decisão ocorreu depois de dois dias de intensa negociação entre Temer, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Ricardo Barros (Saúde), Moreira Franco e o coordenador da bancada do Rio na Câmara, Hugo Leal (PSB).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E principalmente depois da mobilização dos deputados Paulo Teixeira (PT/SP), Chico D'Angelo (PT/RJ) e Afonso Florence (PT/BA), que estiveram em audiência com o ministro Ricardo Barros na tarde desta terça-feira 3.

Eles argumentaram em favor da nomeação de Nísia Trindade e ouviram de Barros um aceno de que a decisão poderia ser reconsiderada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Ficou bem para a Fiocruz. Encontramos uma boa solução. A primeira colocada será nomeada, mas com o compromisso de participação da segunda na gestão", disse Temer, segundo o colunista Ilimar Franco, do Globo.

Ainda segundo o jornalista, Temer brincou sobre posts e fotos pedindo Fora Temer ou o criticando por ter aplicado mais um golpe, uma vez que nomearia para o cargo a concorrente de Nísia, Tânia Araújo-Jorge, que perdeu na eleição interna. " Dizem que as duas são fora Temer, mas esse governo não leva em conta essas coisas", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A Fiocruz é uma instituição respeitada internacionalmente, com enorme importância em diversas áreas de pesquisa, e há 25 anos sua presidência é sempre ocupada por quem vence a consulta direta aos servidores da instituição", disse Paulo Teixeira.

O gesto de desrespeitar essa tradição, segundo o deputado, seria não apenas uma afronta à soberania da Fiocruz, como também poderia criar uma tendência desconfortável para outras instituições federais de ensino e pesquisa, que também fazem consultas às suas comunidades antes de nomear reitores ou presidentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na eleição entre os funcionários da Fundação Oswaldo Cruz, no fim de novembro, Nísia recebeu 2.556 votos em primeira opção (59,7%), contra 1.695 votos de Tânia.

O ministro Ricardo Barros já fez o anúncio oficial em coletiva de imprensa. Ele saiu derrotado do episódio, uma vez que defendida o nome de Tânia, assim como o deputado Hugo Leal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Houve um entendimento para que fosse nomeada a pesquisadora Nísia, que foi a mais votada na lista [interna da instituição]. A pesquisadora Tânia [Araújo-Jorge, segunda mais votada] também esteve junto com o presidente conosco para avançar no sentido da unidade em torno da Fiocruz", disse o ministro.

Em entrevista ao jornalista Paulo Moreira Leite, o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro disse que a escolha de Tânia seria um "retrocesso sem precedentes" para a instituição (relembre aqui).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO