CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Um dos maiores críticos da música brasileira, José Ramos Tinhorão morre aos 93 anos

Jornalista formado em Direito, José Ramos Tinhorão se destacou por seus escritos e pesquisas sobre a história da música brasileira, principalmente aos movimentos criativos ligados diretamente ao povo

José Ramos Tinhorão (Foto: IMS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um dos maiores críticos da música brasileira, o pesquisador e historiador José Ramos Tinhorão morreu nesta terça-feira, 3, aos 93 anos, segundo a editora 34, que o publicava. O autor estava internado por dois meses devido a uma pneumonia e vinha enfrentando problemas de saúde causados por um AVC há três anos.

Tinhorão nasceu em Santos (SP) e fez carreira como jornalista, trabalhando na Globo, no Jornal do Brasil, no pró-Getúlio Vargas Última Hora e na revista Veja, mas sua principal contribuição intelectual foram seus escritos e pesquisas sobre a história da música brasileira, principalmente aos movimentos criativos ligados diretamente ao povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre seus mais de 25 livros sobre música estão "História Social da Música Popular Brasileira", "As Origens da Canção Urbana", "Os Sons que Vêm da Rua" e "O Samba Agora Vai: A Farsa da Música Popular no Exterior". Com teorias até hoje polêmicas, mas muito bem fundamentadas, Tinhorão criticou movimentos musicais marcantes, como a Tropicália e a inclusão do Rock n’ Roll na cultura brasileira. Também criticou a Bossa Nova e Tom Jobim.

Seu acervo, com dezenas de milhares de itens, entre partituras, discos e revistas, pertence ao Instituto Moreira Salles há 20 anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO