Confiança do comércio atinge maior nível desde maio de 2015

Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil subiu pelo segundo mês seguido em junho e atingiu o nível mais alto desde maio do ano passado; segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Icom avançou 2,8 pontos e chegou a 73,7 pontos em junho, patamar mais elevado desde os 75,3 pontos registrados em maio de 2015

O comércio paranaense fechou o ano de 2013 com resultados bastante positivos, permanecendo com o melhor desempenho entre os estados do sul e sudeste do País. Foto: ANPr
O comércio paranaense fechou o ano de 2013 com resultados bastante positivos, permanecendo com o melhor desempenho entre os estados do sul e sudeste do País. Foto: ANPr (Foto: Paulo Emílio)

Reuters - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil subiu pelo segundo mês seguido em junho e atingiu o nível mais alto desde maio do ano passado, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta quinta-feira.

O Icom avançou 2,8 pontos e chegou a 73,7 pontos em junho, patamar mais elevado desde os 75,3 pontos registrados em maio de 2015.

O resultado deriva da alta de 3,3 pontos do Índice de Expectativas (IE), para 83,6 pontos, maior patamar desde janeiro do ano passado (84,9); e do ganho de 2,4 pontos do Índice da Situação Atual (ISA), para 64,9 pontos.

"A combinação de relativa estabilização do Índice da Situação Atual e alta expressiva do Índice de Expectativas no ano sugere que o ritmo de queda do consumo vem se arrefecendo em 2016 e que o setor vai se tornando gradualmente menos pessimista em relação à evolução futura da economia", disse em nota o superintendente-adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

Ele destacou, entretanto, que se os níveis elevados de incerteza política permanecerem isso pode dificultar novos avanços da confiança.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247.Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247