Europa vai retaliar Brasil por política ambiental desastrosa de Bolsonaro
Os órgãos dirigentes do bloco europeu preparam medidas que vão atingir em cheio a economia brasileira, devido à política ambiental desastrosa do governo Bolsonaro
247 - A Europa vai tomar medidas que podem ser prejudiciais ao agronegócio brasileiro, afetando em cheio a exportação de produtos para o velho continente.
O motivo é a rejeição europeia às políticas ambientais do Brasil, que aumentou sob o governo de Jair Bolsonaro, notório no mundo pelo desleixo para com a floresta amazônica e outros biomas.
Um plano para proteger as florestas tropicais, em elaboração pela Comissão Europeia, visa incentivar o consumo de commodities de cadeias de abastecimento livres de desmatamento. A ideia é combater o “desmatamento importado”, informa o jornal Valor Econômico.
Segundo a reportagem, as principais commodities que o Brasil exporta deverão ser enquadradas como risco de contribuir para o desmatamento de florestas tropicais. São elas: soja, gado (carne e couro), milho, café, cacau, óleo de palma e borracha, dizem fontes em Bruxelas, sede do bloco europeu.
Os riscos para o Brasil são elevados, ainda mais com a desmoralização da política ambiental. É nesse contexto que o projeto de lei 2633/2020, o “PL da Grilagem”, reativou riscos de retaliação contra produtos brasileiros.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: