CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Iniciativa simples faz Piauí reduzir evasão escolar

Controle informatizado e relatório aos pais sobre a presença dos estudantes nas escolas; é com essas medidas que o Piauí está reduzindo os índices de evasão escolar e melhorando a nota dos alunos do ensino público; de acordo com os gestores, a evasão escolar na rede pública no estado diminuiu 7% em três anos; são 250 mil estudantes monitorados; o aluno tem uma carteirinha com um código de barras e a entrada de cada um deve ser registrada; as carteirinhas são liberadas ao término da aula; se o estudante faltar, os pais são avisados por telefone

Controle informatizado e relatório aos pais sobre a presença dos estudantes nas escolas; é com essas medidas que o Piauí está reduzindo os índices de evasão escolar e melhorando a nota dos alunos do ensino público; de acordo com os gestores, a evasão escolar na rede pública no estado diminuiu 7% em três anos; são 250 mil estudantes monitorados; o aluno tem uma carteirinha com um código de barras e a entrada de cada um deve ser registrada; as carteirinhas são liberadas ao término da aula; se o estudante faltar, os pais são avisados por telefone (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Piauí 247 - Controle informatizado e relatório aos pais sobre a presença dos estudantes nas escolas. É com essas medidas que o Piauí está reduzindo os índices de evasão escolar e melhorando a nota dos alunos do ensino público. De acordo com os gestores, a evasão escolar na rede pública no estado diminuiu 7% em três anos. Ao todo, 407 escolas pública estaduais e municipais passaram a fazer o monitoramento eletrônico da frequência escolar. São 250 mil estudantes monitorados. Se o estudante faltar, os pais são avisados por telefone.

Há dois anos este tipo de integração entre pais e escola passou a ser uma realidade no Piauí. "Antes do programa, nós tínhamos 30%, vamos supor, de alunos faltosos, agora que eles sabem que tem que trazer a carteira e que tem que frequentar a escola, então isso caiu bastante, a gente tem hoje 10%", afirma Carlos Eduardo Soares Rodrigues, diretor de escola. Seu relato foi publicado no G1.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O aluno tem uma carteirinha com um código de barras e a entrada de cada um deve ser registrada. As carteirinhas são liberadas ao final da aula. As escolas que têm esse sistema são monitoradas em uma central, em tempo real.

De acordo com a secretaria estadual de Educação, Rejane Barros, "esse programa permite o controle da frequência, mas ele permite também que a gente possa com a vinda da comunidade para escola, que a gente possa ter um controle sobre recursos, sobre a forma de condução da gestão escolar".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um levantamento do governo federal sobre evasão escolar apontou, neste semana, que 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do ensino médio, respectivamente, abandonaram a escola 2014 e 2015, de acordo com o Censo Escolar. Levando em consideração todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11% do total de estudantes nessa etapa de ensino.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO