Livro “A resistência ao golpe de 2016” é lançado nesta segunda em SP

Ato na Casa de Portugal, na Liberdade, reunirá juristas, artistas e intelectuais; na obra, com 450 páginas, advogados, professores, jornalistas, cientistas políticos, artistas, escritores, arquitetos, lideranças partidárias e de movimentos sociais, brasileiros e também estrangeiros, reúnem argumentos para denunciar a quebra da institucionalidade democrática que está ocorrendo no Brasil

Ato na Casa de Portugal, na Liberdade, reunirá juristas, artistas e intelectuais; na obra, com 450 páginas, advogados, professores, jornalistas, cientistas políticos, artistas, escritores, arquitetos, lideranças partidárias e de movimentos sociais, brasileiros e também estrangeiros, reúnem argumentos para denunciar a quebra da institucionalidade democrática que está ocorrendo no Brasil
Ato na Casa de Portugal, na Liberdade, reunirá juristas, artistas e intelectuais; na obra, com 450 páginas, advogados, professores, jornalistas, cientistas políticos, artistas, escritores, arquitetos, lideranças partidárias e de movimentos sociais, brasileiros e também estrangeiros, reúnem argumentos para denunciar a quebra da institucionalidade democrática que está ocorrendo no Brasil (Foto: Gisele Federicce)

247 - Já lançado em outras capitais, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde a presidente Dilma Rousseff esteve presente, o livro "A resistência ao golpe de 2016" ganha agora as livrarias de São Paulo, com um evento de lançamento nesta segunda-feira 20.

Já estão confirmados na noite de lançamento do livro: José Eduardo Cardozo, Cláudio Lembo, Maria Victória Benevides, Luiz Gonzaga Belluzzo, Tata Amaral, Lirinha, Paulo Teixeira, Orlando Silva, Tamires Gomes Sampaio, Gilberto Bercovici e Cezar Britto.

Na obra, com 450 páginas, advogados, professores, jornalistas, cientistas políticos, artistas, escritores, arquitetos, lideranças partidárias e de movimentos sociais, brasileiros e também estrangeiros, reúnem argumentos para denunciar a quebra da institucionalidade democrática que está ocorrendo no Brasil.

A complexidade do golpe em curso precisa ser denunciada de forma multifacetada porque não se resume à abreviação do mandato constitucional da Presidenta da República por um processo de impeachment sem crime, mas inclui ataques e desmonte das conquistas sociais, políticas e jurídicas fruto de lutas permanentes ao longo de mais de 30 anos desde o fim da ditadura civil-militar.

Do papel do STF à atuação da mídia, das "pedaladas fiscais" aos meandros do Poder Legislativo, da função dos atores políticos internacionais aos bastidores da Lava Jato, da crise de representatividade à ofensiva contra direitos e políticas sociais, são diversos os recortes, ângulos e perspectivas sobre o golpe de 2016.

O livro foi organizado por Carol Proner, Gisele Cittadino, Marcio Tenenbaum e Wilson Ramos Filho e publicado pela Editora Canal 6, dentro do Projeto Editorial Praxis. São 103 artigos, assinados por 104 autores. Alguns já foram publicados e outros são inéditos. Reunidos num único volume, os textos adquirem a estatura de um primeiro compêndio capaz de registrar para a História os bastidores e as motivações do rompimento constitucional em curso no Brasil. E se transformam numa ferramenta política oportuna na defesa da democracia e da legalidade.

Lançamento em São Paulo

Quando: 20 de junho, segunda-feira, às 19h.
Onde: Casa de Portugal — Av. da Liberdade, 602, próximo ao metrô Liberdade.
O livro será comercializado por R$ 30 (o preço de mercado sugerido é R$ 60).
Evento no Facebook

Presenças confirmadas

José Eduardo Cardozo, Ricardo Berzoini, Cláudio Lembo, Maria Victória Benevides, Luiz Gonzaga Belluzzo, Tata Amaral, Lirinha, Paulo Teixeira, Orlando Silva, Tamires Gomes Sampaio, Vitor Marques, Gisele Cittadino, Gilberto Bercovici, Yasmin Cascone, Cezar Britto, Aldimar de Assis, Eduardo Piza Mello, Laura Capriglione, Eduardo Guimarães, Gabriela Araújo, Meire Cavalcante, Marco Riechelmann, Elizeu Lopes, Magda Biavaschi, Marcus Seixas.

Frente Brasil de Juristas pela Democracia

A Frente Brasil de Juristas pela Democracia reúne lideranças de mais de 70 grupos e movimentos de juristas espalhados pelo Brasil. "É natural que sociedade necessite de uma referência jurídica, para um norte de conscientização. E, a cada dia, a conscientização de juristas e de pessoas que não são da área jurídica tem crescido, e de uma forma muito consistente. A Frente Brasil de Juristas pela Democracia já está cumprindo este papel", afirma Cézar Britto, advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Autores dos textos do livro

Aderbal Freire-Filho
Afrânio Silva Jardim
Agostinho Ramalho Marques Neto
Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia
Aline Sueli de Salles Santos
Alipio Freire
Andrea Ribeiro Hoffmann
Antonio Baylos
Baltasar Garzón Real
Beatriz Vargas Ramos
Boaventura de Sousa Santos
Camila Prando
Carol Proner
Cláudia Grabois
Claudia Maria Barbosa
Cristiano Paixão
Cristina Ninô Biscaia
Daniel Cerqueira
Denise Assis
Diogo Bacha e Silva
Djefferson Amadeus
Eduardo Guimarães
Emilio Peluso Neder Meyer
Eneá de Stutz e Almeida
Eugênia Augusta Gonzaga
Florian Hoffmann
Francisco Celso Calmon
François Houtart
Gabriel Galípolo
Geraldo Prado
Gilberto Bercovici
Giovanni Alves
Gisele Cittadino
Gladstone Leonel Júnior
Guilherme Castro Boulos
Gustavo de Faria Moreira Teixeira
Gustavo Ferreira Santos
Gustavo Fontana Pedrollo
Gustavo Teixeira
Jandira Feghali
Jean Keiji Uema
João Feres Junior
João Paulo Fernandes de S. Allain Teixeira
João Pedro Stedile
João Ricardo W. Dornelles
José Carlos Moreira da Silva Filho
José Maurício Domingues
José Ribas Vieira
Juliana Neuenschwander Magalhães
Katarina Peixoto
Larissa Ramina
Lenio Luiz Streck
Leonardo Avritzer
Leonardo Boff
Leonardo Isaac Yarochewsky
Levi Bucalem Ferrari
Lindbergh Farias
Luciana Boiteux
Luis Nassif
Luiz Alberto Moniz Bandeira
Luiz Gonzaga Belluzzo
Luiz Moreira
Magda Barros Biavaschi
Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
Marcelo Labanca Corrêa de Araújo
Marcelo Neves
Marcelo Ribeiro Uchôa
Marcelo Semer
Marcio Sotelo Felippe
Marcio Tenenbaum
Margarida Lacombe Camargo
Maria Goretti Nagime
Maria José Fariñas Dulce
Maria Luiza Quaresma Tonelli
Mariana Kalil
Mariana Sousa Pereira
Marilia Guimarães
Marilson Santana
Mauro Noleto
Meire Cavalcante
Miguel do Rosário
Monica Herz
Nasser Allan
Paulo Pimenta
Paulo Roberto Iotti Vecchiatti
Paulo Teixeira
Pedro Estevam Serrano
Prudente José Silveira Melo
Ricardo Lodi Ribeiro
Roberto Amaral
Rogerio Dultra dos Santos
Rômulo de Andrade Moreira
Rubens Casara
Salah H. Khaled Jr.
Samuel Pinheiro Guimarães
Tarso Cabral Violin
Tarso Genro
Thomas Bustamante
Tiago Resende Botelho
Tuca Moraes
Wadih Damous
Wanderley Guilherme dos Santos
Wilson Ramos Filho
Zacarias Gama

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247