247 – O professor de Relações Internacionais da FACAMP James Onnig, em entrevista à TV 247, comentou as eleições presidenciais francesas. Emmanuel Macron e Marine Le Pen progrediram para o segundo turno, mas um dos fatos que mais chamou sua atenção foi a proximidade de Jean-Luc Mélenchon, que registrou apenas 1 p.p a menos que a candidata da extrema direita.
“É surpreendente isso, porque as pesquisas não falavam favoravelmente do Mélenchon”, disse o professor.
Segundo ele, se os candidatos progressistas tivessem se unido, o cenário hoje provavelmente seria outro.
“O que estamos assistindo é uma lição para a esquerda mundial”, avaliou. “Em alguns países, é possível liquidar no primeiro turno”.
Ele avaliou as causas que levaram ao fracasso do Partido Socialista. Anne Hidalgo, candidata do tradicional partido, teve apenas 1,7% dos votos.
“As pautas que a esquerda francesa vem perdendo são de décadas. Está muito ligado à segunda fase do governo Mitterrand, quando ele acaba se rendendo a mudanças na política econômica. Hollande também não conseguiu reavivar o eleitorado. Isso acabou gerando uma situação muito difícil para se recuperar a força que o Partido Socialista já teve”, disse.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Apoie o jornalismo independente do 247:







Participe da discussão