CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Le Monde: Temer encarna o crepúsculo da velha classe política brasileira

A imprensa francesa destaca nesta sexta-feira (19) a frágil situação de Michel Temer após as revelações do empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS; jornal Le Monde diz que em seu pronunciamento, "Temer parecia encarnar o crepúsculo da velha elite de Brasília, arrastada pela Operação Lava Jato"; "Citado em outros casos de corrupção, Temer corre o risco de ser engolido pelas novas acusações de entraves à Justiça", afirma o diário especializado em economia Les Echos

A imprensa francesa destaca nesta sexta-feira (19) a frágil situação de Michel Temer após as revelações do empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS; jornal Le Monde diz que em seu pronunciamento, "Temer parecia encarnar o crepúsculo da velha elite de Brasília, arrastada pela Operação Lava Jato"; "Citado em outros casos de corrupção, Temer corre o risco de ser engolido pelas novas acusações de entraves à Justiça", afirma o diário especializado em economia Les Echos (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio França Internacional - A imprensa francesa destaca nesta sexta-feira (19) a frágil situação do presidente Michel Temer após a abertura de uma investigação contra ele no Supremo Tribunal Federal, decorrente da gravação feita secretamente pelo empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS.

O jornal Le Monde diz que apesar das suspeitas de obstrução da Justiça, o chefe de Estado brasileiro garante não ter nada a esconder. Mas as pressões contra ele se intensificaram na quinta-feira (18). Em seu pronunciamento, "Temer parecia encarnar o crepúsculo da velha elite de Brasília, arrastada pela Operação Lava Jato". O jornal destaca que o furo divulgado por O Globo também destrói a reputação de Aécio Neves, afastado do Senado e da presidência do PSDB. "A revista Piauí refere-se a Aécio como um cadáver político", acrescenta o Le Monde.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornal conservador Le Figaro relata que a repercussão da gravação, na qual Temer parece concordar com o pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha para comprar seu silêncio, "teve o efeito de um cataclisma em Brasília". Segundo o jornal, em plena tempestade, Temer negou ter participado ou autorizado uma operação para evitar uma confissão de Cunha, mas pedidos de impeachment foram protocolados pelo Partido dos Trabalhadores e outras siglas, a ex-candidata à presidência Marina Silva e até o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, integrante da maioria parlamentar de apoio ao governo, pedem a renúncia de Temer e convocação de eleições diretas.

Temer corre o risco de ser engolido pela Lava Jato

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Citado em outros casos de corrupção, Temer corre o risco de ser engolido pelas novas acusações de entraves à Justiça", afirma o diário especializado em economia Les Echos. O retorno do clima de instabilidade política em Brasília provocou um verdadeiro terremoto nos mercados financeiros, com forte depreciação das ações das maiores empresas brasileiras e queda brusca do real, num momento em que os brasileiros começavam a ter a esperança de vencer a recessão, observa o jornal.

O Brasil vacila, na avaliação do jornal de esquerda Libération. O católico La Croix considera que apesar dos esforços do governo para tirar o país da recessão, as propostas de Temer são impopulares e fica complicado para o Congresso dar continuidade à votação da reforma da Previdência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Rádios e canais franceses de TV exibem nesta manhã reportagens dos brasileiros nas ruas aos berros de "Fora Temer".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO