CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Canadá classifica grupo trumpista Proud Boys como "terrorista" e extrema direita começa a ser colocada na ilegalidade

Em comunicado, o Ministério da Segurança Pública canadense chamou os Proud Boys de "organização neo-fascista". A pasta afirmou que o grupo teve "um papel fundamental para a insurreição no Capitólio dos EUA", episódio em que apoiadores de Donald Trump insistiam em não reconhecer a vitória de Joe Biden na eleição presidencial

Grupo extremista americano Proud Boys (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo do Canadá classificou, nesta quarta-feira (3), o grupo extremista americano Proud Boys como uma entidade terrorista. A organização é apontada como uma das responsáveis pela invasão do Congresso dos Estados Unidos, no começo de janeiro, quando apoiadores do então presidente Donald Trump insistiam em não reconhecer a vitória de Joe Biden na eleição presidencial, em novembro. A decisão do Canadá pode ser o início de uma nova era, com a extrema direita sendo posta na ilegalidade. 

Pelo menos cinco membros dos Proud Boys foram acusados, nos EUA, de participar da invasão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em comunicado, o Ministério da Segurança Pública canadense chamou os Proud Boys de "organização neo-fascista". A pasta afirmou que o grupo teve "um papel fundamental para a insurreição no Capitólio dos EUA".

"O grupo e seus membros encorajaram abertamente, planejaram e conduziram atividades violentas contra aqueles que eles percebem como opostos à sua ideologia e crenças políticas", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nessa quarta-feira (3), o Departamento de Justiça dos EUA prendeu um importante membro do grupo de extrema direita Proud Boys. O Judiciário americano acusou Ethan Nordean, de 30 anos, de ter participado do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro.

Líder do grupo, Enrique Tarrio, ex-informante do governo americano, teve sua prisão preventiva decretada no fim do mês passado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO