CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Lavrov se encontra hoje com a chanceler da Bolívia

Espera-se o incremento da relação bilateral em todos os níveis

Sergey Lavrov (Foto: TASS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se encontrará com a ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Celinda Sosa, em Moscou nesta sexta-feira (26).

A principal diplomata boliviana está realizando uma visita de dois dias à Rússia em 26 e 27 de abril.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, anteriormente que os dois ministros discutiriam laços bilaterais, diálogo político, formas de ampliar a cooperação em vários setores e aprimorar o arcabouço legislativo e contratual.

"Atenção especial será dada à discussão sobre formas de melhorar a cooperação bilateral na arena internacional", disse a diplomata.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Celinda Sosa foi nomeada a principal diplomata da Bolívia em novembro de 2023. Esta é a sua primeira viagem à Rússia na condição de ministra das Relações Exteriores boliviana. No entanto, ela já se encontrou com Lavrov em 21 de fevereiro, à margem dos eventos preparat[orios do G20 no Rio de Janeiro.

Dinâmica positiva do diálogo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Rússia e Bolívia mantêm um intenso diálogo bilateral. No ano passado, o presidente Vladimir Putin teve uma conversa telefônica com seu homólogo boliviano, Luis Arce. Além disso, o líder boliviano falou por telefone com a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matviyenko, e se encontrou com Lavrov à margem da cúpula do Brics em Johanesburgo, na África do Sul.

"A Rússia e a Bolívia compartilham abordagens conceituais semelhantes para questões-chave na agenda global, incluindo os princípios fundamentais das relações internacionais, como a igualdade soberana dos Estados, o Estado de Direito, a segurança indivisível, a inaceitabilidade da interferência nos assuntos internos. Juntos, [os dois países] se opõem à pressão ilegítima de sanções destinadas a punir governos indesejados", disse o Ministério das Relações Exteriores russo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por meio de plataformas globais, a Bolívia promove abordagens semelhantes às da Rússia, incluindo áreas como cibersegurança, espaço e questões de direitos humanos.

Celinda Sosa também é conhecida por se posicionar publicamente contra sanções unilaterais a países.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores russo destaca a dinâmica positiva da cooperação econômica entre os dois países. Rússia e Bolívia estabeleceram uma Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica e Comercial, cujos copresidentes conversaram via videoconferência em 25 de maio de 2023.

Perspectivas de adesão ao Brics 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em julho de 2023, o presidente boliviano, Luis Arce, notificou oficialmente o Brics sobre o interesse de seu país em ingressar no grupo. A Rússia ocupa a presidência rotativa da organização este ano, então a questão da adesão da Bolívia pode estar em alta na agenda das próximas reuniões do Brics em Moscou. Autoridades e diplomatas russos afirmaram em várias ocasiões que a presidência russa apresentará recomendações práticas em relação à categoria de países parceiros do Brics antes da cúpula em Kazan, em outubro.

"Na qualidade de presidente rotativo do grupo em 2024, o lado russo está preparado para ajudar La Paz a se engajar de forma mais ampla na cooperação com o Brics", disse o ministério.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO