CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Lukashenko insta Bielorrússia a criar força-tarefa para fronteira com a Ucrânia

"Sou forçado a fazer isso porque a situação na fronteira com a Ucrânia não é mais fácil do que com os poloneses", disse o presidente bielorrusso

Alexandr Lukashenko (Foto: REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS - A Bielorrússia precisa criar uma força-tarefa para proteger sua fronteira com a Ucrânia, onde a situação não é mais simples do que na fronteira com a Polônia, disse o presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, nesta terça-feira.

"Para nosso grande pesar, nossas relações com a Ucrânia não são fáceis. E precisamos estabelecer uma força-tarefa correspondente em um curto período de tempo para proteger quase 1.500 km da fronteira com a Ucrânia, que é uma vasta extensão. Este trabalho que planejamos há muito tempo coincidiu com os exercícios que concordamos com [o presidente russo Vladimir] Putin no ano passado para realizar no sul", disse Lukashenko à agência de notícias estatal da Bielorrússia,.

"Sou forçado a fazer isso porque a situação na fronteira com a Ucrânia não é mais fácil do que com os poloneses", disse o presidente bielorrusso. Em particular, ele lembrou que as forças de segurança da república frustraram as tentativas de contrabando de armas na fronteira bielorrussa-ucraniana.

"É bom que prendêssemos esses bandidos, mas e se não tivéssemos feito isso?" Lukashenko apontou.

A Bielorrússia não está tentando escalar a situação com seus exercícios conjuntos do Union Resolve 2022 com a Rússia e está demonstrando sua prontidão e capacidade de responder a possíveis ameaças, enfatizou o líder bielorrusso.

"Não pense que estamos instigando a situação, mas se isso acontecer, devemos estar prontos para tudo", disse Lukashenko.

O líder bielorrusso também explicou que "somos nós e não a Rússia que precisamos [do exercício militar]". "Como resultado desses exercícios, veremos onde e quais unidades precisamos nos concentrar", disse Lukashenko. "Além disso, não é da conta de outra pessoa, com quem, quando e onde. Não são exercícios ilegais que estamos realizando", enfatizou o líder bielorrusso.

Minsk e Moscou estão demonstrando sua força com essas manobras, destacou Lukashenko. "Eles [o adversário em potencial] devem ver que não estamos sozinhos e estaremos nos defendendo, se necessário", disse o líder bielorrusso.

Os exercícios Union Resolve 2022 Rússia-Bielorrússia serão realizados no território bielorrusso de 10 a 20 de fevereiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO