CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Northrop Grumman trabalha com a SpaceX de Musk no sistema de satélites espiões dos EUA

Programa tem como objetivo melhorar a capacidade do governo dos EUA de rastrear alvos militares e de inteligência em órbitas baixas da Terra; 50 dos satélites serão preparados

(Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

WASHINGTON, 18 de abril (Reuters) - A empresa aeroespacial e de defesa Northrop Grumman está trabalhando com a SpaceX, o empreendimento espacial do empresário bilionário Elon Musk, em um projeto de satélite espião classificado que já captura imagens de alta resolução da Terra, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. programa.

O programa, cujos detalhes foram divulgados pela primeira vez pela Reuters no mês passado, tem como objetivo melhorar a capacidade do governo dos EUA de rastrear alvos militares e de inteligência em órbitas baixas da Terra, fornecendo imagens de alta resolução de um tipo que tradicionalmente era capturado principalmente por drones. e aeronaves de reconhecimento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A inclusão da Northrop Grumman (NOC.N), abre uma nova aba, que não foi relatado anteriormente, reflete um desejo entre funcionários do governo de evitar colocar muito controle de um programa de inteligência altamente sensível nas mãos de um único contratante, disseram à Reuters quatro pessoas familiarizadas com o projeto. “É do interesse do governo não investir totalmente numa empresa dirigida por uma pessoa”, disse uma das pessoas.

Não está claro se outros empreiteiros estão envolvidos atualmente ou poderiam aderir ao projeto à medida que ele se desenvolve. Porta-vozes da Northrop Grumman e da SpaceX não responderam aos pedidos de comentários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Northrop Grumman está fornecendo sensores para alguns dos satélites da SpaceX, disseram à Reuters pessoas familiarizadas com o projeto. A Northrop Grumman, acrescentaram duas pessoas, testará esses satélites em suas próprias instalações antes de serem lançados. Pelo menos 50 dos satélites SpaceX são esperados nas instalações da Northrop Grumman para procedimentos que incluem testes e instalação de sensores nos próximos anos, um deles do povo disse.

Em março, a Reuters informou que o National Reconnaissance Office, ou NRO, concedeu em 2021 um contrato de US$ 1,8 bilhão à SpaceX para o projeto classificado, uma rede planejada de centenas de satélites. Até agora, disseram pessoas familiarizadas com o projeto, a SpaceX lançou cerca de uma dúzia de protótipos e já está fornecendo imagens de teste à NRO, uma agência de inteligência que supervisiona o desenvolvimento de satélites espiões dos EUA.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A coleção de imagens não foi relatada anteriormente.

Num comunicado, um porta-voz da NRO disse que a agência “sempre trabalhou com um grupo diversificado de parceiros para fornecer as capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento baseadas no espaço mais capazes, diversas e resilientes”. O porta-voz se recusou a comentar detalhes da rede de satélites ou identificar quaisquer empresas que possam estar envolvidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os recursos de imagem da rede foram projetados para ter resolução superior à maioria dos sistemas de espionagem existentes do governo dos EUA.

Foi também concebido para responder a outra preocupação: actualmente, as agências de defesa e inteligência dos EUA recolhem quantidades consideráveis ​​de imagens de drones e aeronaves de reconhecimento no espaço aéreo soberano de outros países, o que representa riscos, especialmente em zonas de conflito. Colocar essa coleção de imagens na órbita da Terra reduz o risco, disseram autoridades dos EUA.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para a SpaceX, conhecida pelos seus rápidos lançamentos de foguetes reutilizáveis ​​e satélites comerciais de Internet, o projeto é a sua primeira incursão conhecida em serviços de vigilância de inteligência, há muito domínio do governo e de empreiteiros espaciais estabelecidos.

Desde que a SpaceX iniciou as suas operações, há mais de duas décadas, Musk e outros responsáveis ​​da empresa têm resistido a trabalhar com empreiteiros aeroespaciais e de defesa estabelecidos, muitos dos quais criticaram como burocráticos e lentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas mesmo que as agências espaciais e de inteligência trabalhem mais estreitamente com a SpaceX, disseram pessoas familiarizadas com o contrato, as autoridades querem garantir que outros parceiros sejam incluídos. A Northrop Grumman tem uma longa história como contratante de defesa e inteligência, já fornecendo ao governo dos EUA produtos e serviços, incluindo satélites militares, naves espaciais manobráveis ​​e comunicações baseadas no espaço.

Assim que a nova rede de satélites espiões estiver totalmente implantada, disseram as pessoas à Reuters, ela será equipada com uma série de sensores diferentes, incluindo tecnologia óptica e de radar. O sistema também contará com satélites retransmissores que podem transmitir imagens e outros dados através da rede, acrescentaram duas pessoas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO