CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Região chilena é alvo de ataques incendiários antes de missa do papa

Vários ataques incendiários ocorreram antes da chegada do papa Francisco à sulina região chilena da Araucanía, onde nesta quarta-feira o pontífice fará uma missa para milhares de pessoas; três helicópteros, dois deles totalmente destruídos; duas igrejas, uma escola e uma exploração agrícola foram os alvos dos ataques ocorridos na noite de terça-feira (16) e na madrugada de hoje (17); um policial foi atingido por tiros nas costas quando repelia um ataque de encapuzados a uma fazenda

Região chilena é alvo de ataques incendiários antes de missa do papa (Foto: REUTERS/Carlos Vera)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil - Vários ataques incendiários ocorreram antes da chegada do papa Francisco à sulina região chilena da Araucanía, onde nesta quarta-feira o pontífice fará uma missa para milhares de pessoas, segundo fontes policiais. A informação é da Agência EFE.

Três helicópteros, dois deles totalmente destruídos; duas igrejas, uma escola e uma exploração agrícola foram os alvos dos ataques ocorridos na noite de terça-feira (16) e na madrugada de hoje (17), disseram as fontes, que informaram que os ataques ocorreram em Araucanía e nas vizinhas regiões de Bío-Bío e Los Ríos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um policial foi atingido por tiros nas costas quando repelia um ataque de encapuzados a uma fazenda na localidade de Ercilla, a 570 quilômetros ao Sul de Santiago.

O agente foi levado ao hospital de Temuco, a capital regional, onde os médicos constataram que o colete antibalas evitou sua morte ou que ficasse gravemente ferido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, uma igreja e um colégio foram incendiados, supostamente pela ação de terceiros, em Collipulli, nas cercanias de Ercilla.

"Temos um policial ferido que estava fazendo guarda na esquina da estrada com o setor do cruzamento La Turbina e temos uma escola e uma igreja queimadas em Collipulli, tudo isto às vésperas da visita do papa à nossa região", disse à rádio Coperativa María Gloria Naveillán, dirigente dos agricultores da zona.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Panguipulli, ao sul da Araucanía, uma capela católica foi incendiada na madrugada desta quarta-feira (17), ainda que a rápida ação dos bombeiros evitou sua destruição total, enquanto a polícia iniciou investigações para estabelecer as causas exatas do fato.

Em Curanilahue, na região de Bío-Bío, ao Norte da Araucanía, dois helicópteros foram completamente destruídos e um terceiro ficou danificado em um ataque contra um aeroporto que opera como acampamento para a prevenção e combate de incêndios florestais."Dois helicópteros foram incendiados e um terceiro teve danos na cabine. Estamos solicitando toda a informação correspondente", disse Humberto Toro, governador da província de Arauco, onde está o aeroporto atacado, que pertence à empresa Florestal Arauco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo Toro, os guardas do local manifestaram que escutaram alguns disparos, por isso recuaram e nesse momento viram que os helicópteros começavam a queimar.

O governador assegurou que no local foram encontrados panfletos assinados pela Coordenadoria Arauco Malleco, uma das organizações radicais que atuam na zona, no marco do conflito mapuche.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nas três regiões da zona ocorre esse conflito, que há décadas envolve comunidades indígenas que exigem terras ancestrais e empresas florestais e agrícolas, e que nos últimos anos derivou em surtos de violência nos quais morreram vários moradores, policiais e agricultores.

O papa Francisco, que visita o Chile, fará hoje uma missa em um antigo aeroporto próximo a Temuco, onde cerca de 200 mil pessoas aguardavam sua chegada nas primeiras horas de hoje.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O pontífice permanecerá em Araucanía cerca de sete horas antes de voltar a Santiago, enquanto na quinta-feira (18) se deslocará à cidade de Iquique, no Norte do Chile, no último dia de sua visita ao país.

As autoridades reforçaram as medidas de segurança em Araucanía, onde o diretor-geral dos Carabineiros, Bruno Villalobos, afirmou nas últimas horas que "com os grupos que querem causar alguma desordem ou alguma alteração da ordem pública, seremos suficientemente rígidos e contundentes, não vamos ter piedade das pessoas que querem interromper estes atos".

Na madrugada da terça-feira, três igrejas católicas foram alvo de ataques incendiários no Sul do Chile.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO