Santorum quebra favoritismo nas prévias republicanas

O ex-senador da Pensilvnia deixou Mitt Romney para trs em Missouri e Minnesota. No Colorado, com 83% das urnas apuradas, partido j anuncia sua vitria com 38% dos votos, contra 37% de seu imediato perseguidor

Santorum quebra favoritismo nas prévias republicanas
Santorum quebra favoritismo nas prévias republicanas (Foto: Sarah Conard/REUTERS)

O ex-senador da Pensilvânia, Rick Santorum, foi declarado o vencedor das primárias republicanas realizadas nesta terça-feira nos Estados americanos de Missouri e Minnesota. O Partido Republicano declarou que o caucus do Colorado teve como vencedor o ex-senador Rick Santorum, que completa assim um trio de triunfos nas disputas republicanas realizadas nesta terça-feira nos Estados Unidos. Com 83% das urnas apuradas no Colorado, o ex-senador conta com 38% dos votos, contra 37% de seu imediato perseguidor, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

O conservador Rick Santorum comemorou suas duas vitórias sem deixar de combater seu principal oponente dentre os republicanos, o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney e também o presidente Barack Obama, um possível candidato nas eleições presidenciais de 6 de novembro. As declarações do ex-senador da Pensilvânia foram notícias no blog do "The Wall Street Journal".

No discurso da vitória feito na cidade de Saint Charles, no Missouri, Santorum destacou a preferência dos eleitores por um candidato conservador. A partir daí, passou a comparar Romney e Obama, destacando pontos convergentes entre os dois. "Para as questões sobre saúde, meio ambiente, capital, comércio e resgates de Wall Street, Romney tem a mesma posição de Obama", frisou o ex-senador da Pensilvânia. Santorum disse ainda que ele "é uma alternativa conservadora, não a Romney, mas a Obama".

No Missouri, segundo as agências de notícias, com 79% das urnas apuradas, Santorum contava com quase 55% dos votos, contra 25% de Romney. O congressista Ron Paul aparecia em terceiro com 12% dos votos. Neste Estado, Newt Gingrich não participou da primária.

Santorum também ganhou as primárias em Minnesota, segundo as agências de notícias, com base em apuração parcial das urnas. Com 56% dos votos computados, o ex-senador da Pensilvânia tinha quase 45% dos votos, ao passo que Paul contava com 27%. Romney aparecia em terceiro, com 17% dos votos.

Os Estados do Colorado e em Minnesota optaram pelas caucuses, que são pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias. A grande diferença é que no caucus o voto é público. Em Missouri optou-se pelas primárias convencionais.

Diante das duas vitórias nas primárias de ontem, Santorum disse a seus eleitores: "O conservadorismo está vivo no Missouri e em Minnesota. Eu não estou aqui para confirmar que o conservadorismo é uma alternativa a Mitt Romney. Eu estou aqui para dizer que o conservadorismo é uma alternativa a Barack Obama". As eleições presidenciais estão marcadas para 6 de novembro. As informações são da Dow Jones.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247