CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Trump diz que Rússia está ajudando Coreia do Norte a burlar sanções

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que a Rússia está ajudando a Coreia do Norte a obter suprimentos em violação a sanções internacionais e que Pyongyang está “se aproximando a cada dia” de ser capaz de disparar um míssil de longo alcance contra os Estados Unidos

Trump diz que Rússia está ajudando Coreia do Norte a burlar sanções (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Steve Holland, da Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que a Rússia está ajudando a Coreia do Norte a obter suprimentos em violação a sanções internacionais e que Pyongyang está “se aproximando a cada dia” de ser capaz de disparar um míssil de longo alcance contra os Estados Unidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A Rússia não está nos ajudando nada com a Coreia do Norte”, disse Trump durante entrevista à Reuters no Salão Oval da Casa Branca. “O que a China está nos ajudando, a Rússia está atrapalhando. Em outras palavras, a Rússia está compensando o que a China está fazendo.”

Com a Coreia do Norte persistindo como maior desafio global para Trump neste ano, o presidente colocou dúvidas na entrevista de 53 minutos sobre se conversas com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, seriam úteis. No passado, ele não descartou conversas diretas com Kim.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele não quis comentar quando perguntado se havia se comunicado de alguma forma com Kim, com quem tem trocado insultos e ameaças, aumentando as tensões na região.

“Eu me sentaria, mas não tenho certeza de que isso vá resolver o problema”, declarou ele, notando que negociações passadas com os norte-coreanos pelos seus antecessores não conseguiram controlar os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Eu não tenho certeza que conversações vão levar a algo significativo. Eles têm negociado por 25 anos e se aproveitado dos nossos presidentes, dos nossos presidentes anteriores”, afirmou.

Trump elogiou a China pelos esforços em restringir o fornecimento de petróleo e carvão para a Coreia do Norte, mas disse que Pequim poderia fazer muito mais para conter Pyongyang.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele ressaltou, no entanto, que a Rússia parece estar ocupando o espaço deixado pelos chineses.

Fontes da área de segurança da Europa Ocidental disseram à Reuters em dezembro que navios russos haviam abastecido a Coreia do Norte com combustível em pelo menos três ocasiões em meses recentes, transferindo carregamentos no mar e violando as sanções internacionais. A Rússia nega ter violado as sanções.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Coreia do Norte depende de combustível importado para manter a sua economia operando. Ela também precisa de petróleo para os programas nuclear e de mísseis balísticos intercontinentais.

Trump tem culpado a investigação nos EUA sobre uma possível interferência da Rússia nas eleições de 2016 por dificultar uma melhora das relações norte-americanas com os russos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Ele pode fazer muito”, disse Trump sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin. ”Mas infelizmente nós não temos muito uma relação com a Rússia, e, em alguns casos, é provável que o que a China tira a Rússia dá. Então, o saldo não é tão bom quanto poderia ser.”

Trump, que lida com testes nucleares e de mísseis norte-coreanos desde que assumiu o poder há um ano, afirmou que Pyongyang avança de forma firme para ser capaz de lançar um míssil contra os EUA.

“Eles ainda não chegaram lá, mas estão perto. E eles se aproximam a cada dia”, disse Trump.

O presidente não disse se considera um ataque limitado para mostrar à Coreia do Norte a seriedade dos EUA com o tema.

“Nós estamos jogando um jogo muito, muito duro de pôquer, e você não quer revelar a sua mão”, afirmou ele.

Reportagem adicional de Jeff Mason, Roberta Rampton, Ayesha Rascoe, Jim Oliphant e Matt Spetalnick

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO