Zapatero: eleição no Brasil será decisiva para América Latina e o mundo

O ex-premiê espanhol José Luiz Zapatero disse que a eleição presidencial no Brasil terá impacto em nível mundial; "A campanha é decisiva porque o Brasil é uma referência para a América Latina e para a ordem mundial", afirmou; "Com a destituição de Dilma, entrou um governo que tem um presidente que não se apresenta à reeleição, que não foi eleito diretamente. Isso colocou o Brasil em um grande parênteses em sua história", ressaltou; "O importante é saber como se colocar de pé outra vez. Isso só se faz consolidando instituições, partidos, a democracia", destacou

Zapatero: eleição no Brasil será decisiva para América Latina e o mundo
Zapatero: eleição no Brasil será decisiva para América Latina e o mundo

247 - O ex-primeiro ministro espanhol José Luiz Zapatero disse que a eleição presidencial de outubro no Brasil terá impactos não apenas na América Latina, mas em toda a "ordem mundial". "A campanha é decisiva porque o Brasil é uma referência para a América Latina e para a ordem mundial", afirmou Zapatero.

Para o ex-premiê, que esteve no Brasil participando do seminário internacional "Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar", promovido pela Fundação Perseu Abramo na semana passada, o golpe que depôs a presidente eleita Dilma Rousseff colocou o Brasil "em um grande parênteses".

"Todos valorizavam e respeitavam extremamente o Brasil. Com a destituição de Dilma (em 2016), entrou um governo que tem um presidente que não se apresenta à reeleição, que não foi eleito diretamente. Isso colocou o Brasil em um grande parênteses em sua história", disse Zapatero ao jornal O Estado de S. Paulo.

Ele também disse esperar que o Brasil supere a crise atual e que o país "volte a ocupar o papel de grande potência, ganhe quem ganhar a disputa. O Brasil me parece majoritariamente de centro-esquerda. Se a centro-esquerda acertar, terá a maioria. Todos os países atravessam momentos difíceis. O importante é saber como se colocar de pé outra vez. Isso só se faz consolidando instituições, partidos, a democracia", destacou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247