HOME > Poder

MP Eleitoral quer impugnação de candidatura de Jefferson; TSE barra fundos

O argumento: ele foi condenado no processo do mensalão, o que o tornou inelegível até dezembro de 2023. O STF ter declarado extinta sua punição em 2016 não o libera a concorrer

Roberto Jefferson (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Reuters - O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta sexta-feira a suspensão dos repasses dos fundos eleitorais para a campanha de Roberto Jefferson (PTB), a presidente da República.

A medida, que vale até o julgamento do mérito do requerimento de registro da candidatura, foi tomada por Horbach ao examinar pedido Ministério Público Eleitoral, que pede a impugnação da candidatura.

O argumento: ele foi condenado no processo do mensalão, o que o tornou inelegível até dezembro de 2023. Nem mesmo o fato de o STF ter declarado extinta sua punição em 2016, com base em um indulto presidencial, não libera ele a concorrer. Caberá ao TSE decidir a questão.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: