CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Saúde

O que se sabe sobre o Chapare, vírus que já matou três na Bolívia

O vírus Chapare causa febre hemorrágica e tem sintomas parecidos os do ebola e da dengue. Ele não é tão transmissível quanto o coronavírus

Vírus Chapare (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Cientistas bolivianos e norte-americanos alertaram nesta semana para o risco de transmissão do vírus Chapare, que já se mostrou em circulação em 2019 em La Paz, na Bolívia. O Chapare causa febre hemorrágica, que pode levar o paciente a morte, e tem sintomas parecidos os do ebola e da dengue. 

Apesar da gravidade, o vírus Chapare não é tão facilmente transmitido quanto o coronavírus, que causou a pandemia em 2020. Por enquanto também não há relatos de circulação do vírus fora da Bolívia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A epidemiologista Caitlin Cossaboom, do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, disse ao jornal The Guardian que o Chapare já matou três pessoas.

O vírus Chapare está presente em roedores e pode causar fortes dores no corpo, vômito, feridas na pele e sinais múltiplos de hemorragia. Para ser contaminado, o humano precisa ter contato com fezes e urina do animal contaminado. Por esta razão, a contaminação por pessoas é considerada rara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar de parecer novo para leigos, o Chapare já é conhecido, tendo sido documentado pela primeira vez em 2008.

Pesquisadores ainda ressaltam que o vírus pode ter circulado ocultamente entre seres humanos ao longo dos anos, tendo os pacientes recebido diagnósticos falsos de dengue.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO