Oposição venezuelana diz que Maria Corina Machado foi “libertada” após suposta detenção

Segundo o grupo, ela foi forçada a gravar vídeos. Emissora Telesur divulgou uma gravação da própria Maria Corina Machado em que ela diz estar bem

Líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado fala a apoiadores em Caracas, Venezuela
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

247 – A líder da oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, foi “libertada” nesta quinta-feira (9) após uma breve “detenção”, disse seu movimento “Vente Venezuela” nas redes sociais. O grupo acrescentou que durante sua prisão ela foi forçada a filmar vários vídeos.

O movimento disse que Maria Corina Machado foi detida após um protesto contra o governo em Caracas, sua primeira aparição pública em meses, em meio a tiros.

Mais cedo, a rede estatal venezuelana Telesur informou nesta quinta-feira (9) que é falsa a alegação da oposição de que Maria Corina Machado teria sido presa. A notícia sobre a suposta detenção foi divulgada por lideranças oposicionistas, segundo a Associated Press, e reforçada pelo ex-candidato Edmundo Gonzalez, que chegou a proferir ameaças.

A própria Maria Corina Machado apareceu em um vídeo divulgado pela Telesur esclarecendo a situação. Apesar de não abordar diretamente os rumores sobre sua prisão, ela explicou os acontecimentos do dia, afirmando estar bem. 

Posteriormente, o ministro da Informação da Venezuela, Freddy Ñañez, disse que as notícias sobre a detenção da líder da oposição Maria Corina Machado eram uma “distração da mídia”. O ministro do Interior, Diosdado Cabello, disse que a suposta prisão foi fabricada pela oposição para gerar apoio para o seu movimento.

Ele acusou a oposicionista de gravar o vídeo, que mostra ela sentada no meio-fio. O vídeo foi publicado pela Telesur em meio a uma avalanche de declarações de políticos latino-americanos e internacionais de extrema-direita que acusavam as autoridades venezuelanas pela suposta detenção da opositora e exigiam sua libertação.

Após a divulgação do vídeo, o movimento “Vente Venezuela”, liderado por Maria Corina Machado, disse nas redes sociais que ela foi “libertada” após uma breve “detenção”. O grupo acrescentou que durante sua prisão ela foi forçada a filmar vários vídeos.

O movimento disse que Maria Corina Machado foi detida após um protesto contra o governo em Caracas, sua primeira aparição pública em meses, em meio a tiros.

A confusão se deu em meio aos protestos da oposição nesta quinta-feira –um esforço de última hora para pressionar Maduro, um dia antes de ele ser empossado para o terceiro mandato de seis anos. 

A autoridade eleitoral e a principal corte do país declararam que Maduro venceu a eleição de julho. No entanto, a oposição também reivindica vitória.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Ao vivo

Inscreva-se

Cobertura contínua dos principais assuntos do dia.

Hoje na TV 247 1 de Julho
Acompanhe as
últimas notícias