CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Álvaro Maciel avatar

Álvaro Maciel

Administrador, contador, compositor, está membro do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e mestrando em Sociologia Política – IUPERJ/UCAM

14 artigos

blog

20 de Novembro pode se tornar feriado nacional

Dia da Consciência Negra: racismo ficou pra trás? (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No dia 20 comemoramos o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que é uma Data Comemorativa instituída em lei para homenagear o líder do Quilombo de Palmares, morto em 1695.  Saiba por que a data pode se tornar feriado nacional em 2023 e quais seriam seus efeitos.  

A luta para transformar a data em feriado nacional

O dia 20 de novembro ainda não é um feriado nacional. Essa é inclusive uma das principais reivindicações dos diversos movimentos sociais. Entre 1995 e 2010 cinco estados promulgaram suas próprias leis para aprovação do feriado de 20 de novembro. Dentre os municípios mais de mil cidades aprovaram o feriado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003. Porém, foi em 2011 que a então presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.519, que instituiu oficialmente 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Não podemos esquecer, até então nacionalmente a data é comemorativa, não um feriado.  

O efeito positivo dessa lei é que através dela as instituições públicas e privadas podem se organizar eventos comemorativos de diversas formas, festas, seminários, atos cívicos, seminários; ou seja, é permitido o uso de verbas e espaços públicos para a realização dessas atividades. É evidente que devemos reconhecer essa importante conquista. No entanto, precisamos continuar firmes na luta em busca da institucionalidade da data como feriado nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há uma proposta de lei em tramitação no Congresso Nacional, que institui a data como feriado nacional. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o autor da PLS 482/2017, que torna data feriado em todo o país. Ela foi aprovada no Senado e está aguardando o parecer da Câmara dos Deputados. O texto avançou em 2021 e seguiu para a Câmara dos Deputados. Com a eleição de Lula para a Presidência da República, o PL ganhou força e há uma grande esperança de que seja aprovado ainda no primeiro semestre de 2023.

Breve histórico

Zumbi dos Palmares comandou por 15 anos o Quilombo dos Palmares. Ficou conhecido por sua forma de governar e de agregar pessoas de todas as raças naquele local que ganhou importância por sua produção econômica, cultural, que se transformou no maior reduto de resistência à escravidão do período colonial. Um território que hoje pertence aAlagoas, a Serra da Barriga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1971, um grupo de jovens negros se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta dos seus antepassados e questionar a legitimidade do dia 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, como referência de celebração do povo negro. No lugar, sugeriam o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gerar reflexão para as questões raciais. A semente plantada ali é um dos marcos da constituição dos movimentos negros e está na raiz do Dia da Consciência Negra.

Portanto, passados 50 anos dos encontros na capital através do projeto de lei (PLS) 482/2017, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), teremos em 2023 uma grande possibilidade de converter o 20 de novembro em feriado nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse feito irá contribuir para reforçar a luta contra o racismo no Brasil que nos envergonha diante do mundo, com a absurda distinção de um segmento do povo brasileiro que lutou para edificar o país e continua à margem da plena cidadania, com salários menores, sub-representação política, desemprego e sofrendo todo tipo de violência e ameaças, inclusive física.

(Fontes: site da Agência de Notícias do Senado e jornal elerônico da CUT)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO