CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1185 artigos

blog

Começou a tutela sobre Lula?

Operação destinada a impedir posse de Guido Mantega constitui ofensa à democracia

Lula (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O bloqueio empresarial que impediu Guido Mantega de tomar posse numa diretoria da Vale, gigante que ocupa um reconhecido lugar estratégico na economia do país, deixa uma interrogação fundamental para o Brasil e os brasileiros.

A questão é acima de tudo política. Consiste em saber se, eleito para um terceiro mandato presidencial, Lula terá direito de exercer integralmente as prerrogativas do cargo que recebeu nas urnas, que inclui, obviamente, o direito de indicar ministros, ocupantes de cargos de primeiro escalão e, obviamente, diretores de uma empresa como a Vale.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Numa epopéia travada em alta velocidade, assistiu-se nos ultimos dias a uma guerra civil sob comando da grande mídia, aliada dos tubarões do imperalismo e seus aliados locais. No minuto final, sem qualquer explicação técnica, as ações da Vale foram alvo de uma queda suspeitíssima na Bolsa.

Entre mortos e feridos, o próprio Mantega acabou forçado a desistir da indicação. A história, evidentemente, não termina aí. >>> LEIA TAMBÉM: Imprensa manobra para culpar Mantega por queda das ações da Vale, denuncia Gleisi

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula mal completou o primeiro dos quatro anos de seu mandato e não há dúvida de que novos confrontos virão. Eleito com 60.345.999 votos no segundo turno de 2022, único presidente eleito em três mandatos, não pode ser ameaçado em seu direito de reconstruir o país com as ideias que escolher e a equipe que considera mais adequada.

Vamos deixar claro. A operação para bloquear a posse de Guido Mantega não foi uma disputa política qualquer. Feriu a soberania de um presidente eleito. Constitui uma ação incompatível com a democracia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cabe ao governo, desde já, mobilizar brasileiras e brasileiros para defender a escolha da maioria de brasileiros e brasileiras, nas urnas. Novos desafios virão -- e é preciso estar preparado.

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO