Maria Luiza Franco Busse avatar

Maria Luiza Franco Busse

Jornalista há 47 anos e Semiologa. Professora Universitária aposentada. Graduada em História, Mestre e Doutora em Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com dissertação sobre texto jornalístico e tese sobre a China. Pós-doutora em Comunicação e Cultura, também pela UFRJ,com trabalho sobre comunicação e política na China

87 artigos

HOME > blog

Efeito anunciado

Bolsonaro precisa ser preso antes da vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos da América

Jair Bolsonaro (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

Bolsonaro precisa ser preso antes da vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos da América. Dia 5 de novembro os eleitores estadunidenses vão às urnas e o resultado será certificado em 6 de janeiro de 2025. Se não for tomada a necessária providência em terra brasileira, o símbolo nacional do fascismo nos trópicos estará credenciado para arregimentar sua legião que dará suporte interno para a democracia ser golpeada pela organizada articulação da extrema-direita internacional.

Não se trata de alarmismo. A experiência e as pegadas da História autorizam a advertência e fazem lembrar o ‘Efeito Borboleta’. Em 1969, o professor Edward Lorenz, do Instituto de Tecnologia Meteorológica de Massachusetts, analisou os acontecimentos climáticos partindo da premissa de que o simples bater de asas de uma borboleta em um lugar pode ocasionar catástrofes em outros locais. Lorenz se baseou na Teoria do Caos segundo a qual pequenas alterações podem ocasionar fenômenos maiores.

O que era destinado a estudos do clima, passou a ser metáfora para o comportamento de sistemas caóticos. Sistema que ocorre hoje nesta grande transformação política, econômica e social em que o mundo está posto e a humanidade testemunha, querendo ou não. 

As asas do nazifascismo emulado pela extrema-direita atualizada, revigorada pelas formas de propagação e aproximação à distância proporcionadas pelos novos meios de comunicação, vão bater firmes num futuro governo Trump e provocar seu efeito caótico no Brasil.

Bolsonaro precisa ser preso antes do dia 5 de novembro. Ainda assim, será preciso organizada e coesa unidade de democratas, progressistas e esquerda para enfrentar a tempestade anunciada com o trumpismo no poder. Não espanta o que vem deles, espanta o que não vem das forças opositoras à implantação de uma República militarizada do Templo de Salomão no Brasil. Não é brincadeira, a coisa. 

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.