CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Cappelli avatar

Ricardo Cappelli

Ricardo Cappelli é secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília e foi presidente da União Nacional dos Estudantes

202 artigos

blog

FHC um passo à frente na tentativa de derrotar o mito

"Fernando Henrique Cardoso continua sendo o principal estrategista do campo conservador brasileiro. Sua cutucada pública em Alckmin demonstra que possui uma leitura correta e refinada do quadro político que vai se desenhando", avalia o colunista Ricardo Cappelli; para ele, enquanto os "tucanos estão presos no próprio ninho", "FH, longe destas estruturas, sente mais fácil o vento que sopra da sociedade. Ao colocar em xeque a candidatura do governador paulista à presidência e tentar ressuscitar Huck, ou inventar Pedro Parente, sinaliza que entendeu o óbvio. Para ganhar de Lula é preciso 'vender novidade'", diz

"Fernando Henrique Cardoso continua sendo o principal estrategista do campo conservador brasileiro. Sua cutucada pública em Alckmin demonstra que possui uma leitura correta e refinada do quadro político que vai se desenhando", avalia o colunista Ricardo Cappelli; para ele, enquanto os "tucanos estão presos no próprio ninho", "FH, longe destas estruturas, sente mais fácil o vento que sopra da sociedade. Ao colocar em xeque a candidatura do governador paulista à presidência e tentar ressuscitar Huck, ou inventar Pedro Parente, sinaliza que entendeu o óbvio. Para ganhar de Lula é preciso 'vender novidade'", diz (Foto: Ricardo Cappelli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Henrique Cardoso continua sendo o principal estrategista do campo conservador brasileiro. Sua cutucada pública em Alckmin demonstra que possui uma leitura correta e refinada do quadro político que vai se desenhando.

Não é fácil conseguir ler corretamente os ventos de dentro das máquinas partidárias. É natural que a visão acabe ficando turva, embaçada por jogos internos de disputas de micro poderes que servem a carreiras burocráticas, mas nada tem a ver com a disputa pelo poder real. O partidismo exacerbado cega, e costuma conduzir a erros que seriam evitáveis. Os Tucanos estão presos no próprio ninho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

FH, longe destas estruturas, sente mais fácil o vento que sopra da sociedade. Ao colocar em xeque a candidatura do governador paulista à presidência e tentar ressuscitar Huck, ou inventar Pedro Parente, sinaliza que entendeu o óbvio.

Para ganhar de Lula é preciso "vender novidade". Não interessa mais se o ex-metalúrgico será ou não candidato. Martirizado, candidato ou não, terá força desproporcional no pleito. Já escrevi que enfrentar Alckmin é covardia. O paulista "é passado". Na comparação de quem fez mais, de passado, Lula é imbatível no imaginário popular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula só pode ser derrotado por alguém com quem a comparação seja impossível. Com alguém novo, ungido por um conjunto de forças poderosas. Alguém que fale e venda o futuro. Na disputa entre passado e futuro pode residir uma possibilidade. Só o "novo" pode derrotar Lula. FHC vê longe. Se terá sucesso é outra história.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO