CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Cappelli avatar

Ricardo Cappelli

Ricardo Cappelli é secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília e foi presidente da União Nacional dos Estudantes

202 artigos

blog

Lula ou Bolsonaro: quem se arrisca a cravar o resultado final?

“Só há uma certeza. O dia 1º de novembro irá amanhecer e o Brasil nunca mais será como antes. Nunca mais”

(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ricardo Cappelli

Todos os presidentes eleitos após a aprovação da reeleição foram reeleitos. Nunca houve uma virada numa eleição presidencial. No dia 30 de outubro, uma destas verdades irá derreter.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A democracia só será salva se a reeleição for derrotada. O golpe prometido no STF – não há motivos para duvidar de Bolsonaro – será o juízo final das liberdades, a transformação do Brasil numa teocracia tropical. Estamos vivendo uma cruzada. Só há fé na batalha, fé no passado, mas fé. 

Na disputa mais importante desde a redemocratização, os candidatos parecem dois personagens retirados da mitologia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O capitão é o militar indisciplinado que virou o herói da tropa ao assumir o comando dos generais. Ele é a representação perfeita do sucesso do ressentimento, da vingança da frustração, o desfile orgulhoso da estupidez sobre a ciência. Não haveria Hitler sem a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929. Não existiria Bolsonaro sem o desastre econômico da década 2010-2020 e a farsa conduzida pelos Torquemadas de Curitiba. 

Esta onda de energia negativa produziu o ódio que levou, por exemplo, Damares Jesus da Goiabeira ao Senado Federal representando a capital do país. Onde fomos parar? No “foda-se”. Isso mesmo, Bolsonaro é o “foda-se” no poder, o triunfo da individualidade brutalizada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se o presidente se assemelha a Érebo, o deus das trevas, Lula é a encarnação da fênix brasileira. A epopeia do retirante nordestino que foi tentar ganhar a vida em São Paulo e virou presidente do país é mitológica. Aclamado internacionalmente, o ex-presidente conheceu a glória para logo em seguida ser empurrado para o inferno. Ressurgiu das cinzas com 580 dias de prisão marcados nas costas.

Quantas vezes Luiz Inácio ainda será capaz de renascer? Que peso seus ombros ainda conseguirão carregar? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seis milhões de votos separaram os dois gigantes no primeiro turno. O que vai contar mais no segundo turno? O apoio das poderosas máquinas políticas do Sudeste será capaz de promover a “virada impossível”? Veremos a vingança silenciosa dos mortos na pandemia enchendo os pulmões do povo de esperança? 

É um erro considerar como disponíveis apenas os votos de Simone Tebet e Ciro Gomes. Os eleitores deles irão votar? Haverá um padrão? E os 31 milhões de brasileiros que não compareceram? Vão mudar de ideia? E os que compareceram, votarão novamente?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante de dois personagens do improvável, quem se arrisca a cravar o resultado final?

Só há uma certeza. O dia 1º de novembro irá amanhecer e o Brasil nunca mais será como antes. Nunca mais. A relação rompida com seus amigos e familiares nunca mais será a mesma. Infelizmente. Se o custo foi tão alto, faça valer o sacrifício no sprint final. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na eleição da disputa dos passados, o futuro é absolutamente incerto. Só faltam alguns dias. Milite, escreva, converse, lute, arregace as mangas e reaja com toda a coragem do mundo. A vida é viagem só de ida. Se a escuridão vencer, só lhe restará o silêncio do cárcere em si mesmo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO