CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lenio Luiz Streck avatar

Lenio Luiz Streck

Jurista, professor de Direito Constitucional e pós-doutor em Direito

35 artigos

blog

Medida Provisória, autonomia do Banco Central e a indevida Lei Complementar

"Mesmo tendo sido instituída por Lei Complementar, a autonomia do BC não é matéria de Lei Complementar, podendo ser revogada por Medida Provisória", diz Streck

(Foto: ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Saiu matéria no 247 sobre a inconstitucionalidade da autonomia do Banco Central. Eu havia escrito no Conjur sobre isso (ler aqui).

No 247, acrescentei o que disse o jurista e professor Gilberto Bercovici: o presidente Lula pode resolver isso com Medida Provisória.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois bem. Algumas pessoas que viram sua entrevista no 247 tem contestado com base no artigo 62, III da CF, que vedaria o uso de MP em matéria reservada à lei complementar.

Ora, é claro que o artigo 62 veda a edição de MP em matéria de Lei Complementar. Mas, então, qual é o busílis? Simples. O que eles esquecem, no entanto, é que a autonomia do BC não é matéria de lei complementar. Não é, mesmo! A Constituição exige lei complementar para tratar do sistema financeiro nacional no artigo 192. Nada a ver com autonomia do Banco Central, que, aliás, nem de longe está na Constituição é não há qualquer pista que aponte a necessidade de lei complementar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aliás, como falar de exigência de LC se a matéria é inconstitucional?

Lembro que a estrutura administrativa do Banco Central não é matéria relativa a sistema financeiro nacional, é matéria de organização administrativa. Simples assim. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E o Presidente é o chefe da Administração Pública Federal. Regime jurídico de autarquia é direito administrativo, não sistema financeiro e medida provisória resolve.

Além disso, a competência do Banco Central como órgão responsável pela moeda está no artigo 164 da constituição, não tem nada ali sobre autarquia especial, mandato ou coisa que o valha. Portanto, mesmo tendo sido instituída por lei complementar, a autonomia do Banco Central não é matéria de lei complementar, podendo ser revista ou revogada por medida provisória.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Penso ter esclarecido o imbróglio!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO