CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Washington Araújo avatar

Washington Araújo

Jornalista, escritor, professor da UnB, tem 17 livros sobre mídia e direitos humanos. Autor do blog de jornalismo e cultura Cidadaodomundo.org

43 artigos

blog

O Oscar da treta gigantesca

A dificuldade de se aderir à não-violência é saber se controlar quando o calo aperta na gente. Até então, as coisas não saem das bonitas palavras

Chris Rock e Will Smith (Foto: Brian Snyder/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A violência, nesses tempos malucos, chegou de vez à cerimônia do Oscar.

Um dos apresentadores, o quase sempre ácido Chris Rock se excedeu ao semear aquele seu “humor” virulento e, poderia se esperar algum troco, algum dia. Terminou sendo nessa noite hollywoodiana do Iscar 2022 — colheu um tapa vigoroso de um Will Smith, digamos, descontrolado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois Will que recebeu sua 1a. estatueta como Melhor Ator, o ator fez longo discurso, passou pano a seu ato de violência explícita e não se desculpou nem nada.

“Tudo faço pra proteger minha família… proteger meu povo… cansei de receber abusos gratuitos!”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Will caiu em meu conceito e o Chris Rock já não estava bem em meu conceito. Também não se sabe a história toda: os dois vêm de tretas antigas, mal resolvidas.

Espero que a Academia de Hollywood não convide esses dois por umas três futuras cerimônias ou mais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se optar por não agir assim, sugiro que coloque uma boa grade separando palco de plateia, pois os ânimos poderão se exaltar!! 

Convenhamos: apresentadores do Oscar ao longo dos anos competem oara ver quem diz a baboseira mais infame, o comentário mais infeliz e tudo de fibra descontraída como se fosse humor de casa onde se consome Doriana, aquela antiga marca de margarina das famílias felizes.

Outros pontos para reflexão imediata:

1. O Brasil foi um dos países que mais apoiou a atitude do Will. Enquanto a maioria da mídia internacional criticou a atitude dele.

2. Will Smith: “Denzel [Washington] me disse há alguns minutos. ‘Em seu momento de maior grandeza, tome cuidado. É nessa hora que o Diabo irá te procurar'”.

3. A dificuldade de se aderir à não-violência é saber se controlar quando o calo aperta na gente. Até então, as coisas não saem das bonitas palavras, das platitudes. A treta de gala ontem mostrou que o ensinamento de 2.000 anos atrás do “oferecer a outra face” ao agressor está muito longeeee de ser real, factível. Espero não ter que sair no braço com quem desfira ataques verbais as mulheres de meu círculo íntimo — mãe, esposa, filhas. É difícil? É. Precisa ter sangue de barata, que aliás nem sangue tem? Precisa.

4. Mas para mudar o mundo uma das primeiras coisas a ser mudada é a milenar lei do Talíao — aquela do olho por olho. Não se muda nada se continuamos mantendo a ferro e a fogo nossos velhos padrões de comportamento. Sem sairmos da zona de conforto lutamos para que tudo continue como sempre foi. Como enxugar gelo — tarefa inglória e inócua.

Segue o baile da impulsiva insensatez.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO