A comunicação do ex-prefeito Eduardo Paes colocou o ovo em pé. A abordagem do pré-candidato a governador do Rio de Janeiro sobre os municípios do interior do estado tem sido tão simples quanto original — e eficiente. A ação televisiva com forte divulgação nas redes sociais — os filmes municipais de cerca de 1 minuto cada para o TikTok já chegam a duas dezenas — consiste em mostrar Paes em um ponto turístico ou uma região econômica relevante de diferentes cidades fluminenses.
Sozinho, ao lado de uma autoridade local ou em grupo, Paes já se mostrou pegando tubo na praia de Itaúna, em Saquarema, professando fé diante do Santuário das Aparições de Nossa Senhora, em Natividade, e destacando a economia da pesca que sustenta o pequeno município de Carapebus, no contexto do Parque Nacional de Jurubatiba. Nessa batida, em São Francisco de Itabapoana, no norte fluminense, a 324 quilômetros da capital, o pré-candidato foi picado por um espinho ao tentar colher um abacaxi. No menor município do estado, Macuco, sofreu uma ferroada de tilápia, que tem na pesca a base da economia local. Em Silva Jardim, debaixo de chuva, lembrou que o raro e famoso mico-leão-dourado vive na Reserva de Poço das Antas, que inclui a represa de Juturnaíba, maior reservatório de água potável do estado.
As andanças persistentes e mensagens detalhistas de Paes sobre as cidades fluminenses também obedecem a outra lógica, a da memória das eleições de 2018. Naquele ano, o ex-prefeito passou a maior parte da campanha correndo atrás nas pesquisas, no tocante aos votos fora da capital, perdendo para os então candidatos Romário e Anthony Garotinho. Ao chegar, finalmente, ao segundo turno, em meio à impugnação da candidatura de Garotinho por uma condenação por improbidade administrativa, foi tragado pela onda bolsonarista que beneficiou Wilson Witzel. Amargou o segundo lugar.
Desta vez, como se vê, a estratégia é bem outra. Paes não quer aparecer ao eleitor fluminense apenas com a imagem de prefeito “carioca padrão” que ele firmou ao longo de quatro mandatos na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo sem adversários fortes na disputa pelo governo, ele tem optado por uma campanha de alta quilometragem. A intenção é marcar presença física na maior parte dos 92 municípios fluminenses.
Com suas visitas constantes aos municípios fluminenses, Paes está mostrando, na atual etapa da pré-campanha, que os votos do interior lhe interessam muito. Ao mostrar lugares e aspectos regionais nem sempre muito conhecidos pelo grande público, o pré-candidato demonstra atenção às questões municipais e firma o compromisso de dar prioridade ao interior do estado em caso de vitória. É uma hipótese cada vez mais presente. As pesquisas têm indicado que as chances de ele se eleger em primeiro turno estão se consolidando. Na prática, Paes está mostrando o caminho por onde irá governar.
@bm_wellingtonmedeiros Valorizar o homem do campo e como valorizar a si mesmo, são os responsáveis por colocar o pão de cada dia em nossas mesas, parabéns Eduardo Paes por fortalecer e levar Apoio moral e governamentais a quem quer produzir de verdade no Rio de Janeiro.É esse aí que é homem ✅️👏🏻💯 @Eduardo Paes ♬ som original – Wellington Medeiros
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Apoie o jornalismo independente do 247:







Participe da discussão