CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chico Junior avatar

Chico Junior

Jornalista, escritor e comunicador

115 artigos

blog

Pesquisadora mineira sai em busca das Veredas & Ofícios do Brasil

(Foto: Juliana Venturelli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Depois de pesquisar e catalogar, por intermédio de transmissões orais e escritas, receitas culinárias do Sul de Minas e Recôncavo Baiano, entre 2013 e 2019, a pesquisadora mineira radicada no Rio de Janeiro Juliana Venturelli partiu para um novo e fascinante projeto: a busca pelas Veredas & Ofícios em dezenas de localidades de 19 estados brasileiros.

O objetivo é, como ela diz, “através de uma viagem pelos interiores do Brasil, catalogar profissões e atividades tradicionais ligadas aos modos de fazer artesanal”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O projeto é realizado em parceria com o jornalista carioca Mateus Habib, conselheiro e curador. A dupla tem como objetivo final a criação de guias impressos, divididos por região, mapeando estes ofícios.

A viagem começou em janeiro de 2021, a partir do sítio de Juliana em Bom Jardim (RJ), pelas veredas do Sul de Minas, passando pelo Distrito Federal, e as cidades goianas de Cavalcante e Pirenópolis, onde ficará até início de setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Território Kalunga

Já foram catalogados cerca de oitenta ofícios, entre eles, cozinheira(o), tecelã, retireiro, guasqueiro, cuteleiro, quitandeiras, bordadeiras, sanfoneiro, e recentemente, com a entrada, em Goiás, no território Kalunga - formado por 39 comunidades nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre - foram registrados ofícios diretamente ligados à ancestralidade quilombola, como as formas de construir casas e de plantar, no modo de comer e de aflar os dialetos próprios.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bens patrimoniais

“Os ofícios tradicionais são bens patrimoniais e precisam ser mapeados e registrados para que as tradições sejam vistas pelo seu valor histórico e cultural”, diz Juliana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em breve será lançado o canal no Youtube com vídeos minidocumentários.

Apoio

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se você conhece algum ofício ou se quiser ser um dos apoiadores do projeto, entre em contato pelo email: veredaseoficios@gmail.com ou pelo Instagram @veredaseoficios.

O projeto não conta com recursos financeiros e está à procura de financiamento para a realização dos Guias de Ofícios Tradicionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As secretarias de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e empresas locais têm apoiado o Veredas & Ofícios, apontando as pessoas e seus ofícios e também com a logística que envolve a pesquisa.

Todas as entrevistas e imagens feitas até agora, estão expostas numa galeria virtual no Instagram @veredaseoficios.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO