CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Desidério Checchetto avatar

Pedro Desidério Checchetto

Psicólogo clínico e mestre em psicologia social pela PUCSP. Realiza atendimentos na rede de atenção psicossocial no município de São Paulo e em consultório particular.

5 artigos

blog

Todo mundo precisa mesmo de terapia?

Preocupo-me que a frase “vá fazer terapia” se coloque como um imperativo por vezes até punitivo.

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

De uns anos pra cá, tornou-se assunto popular a necessidade de cuidado com a saúde mental e a procura por psicoterapia. “Todo mundo precisa de terapia”, afirma-se. Quando me perguntam se todos devem fazer terapia, alguns se surpreendem quando digo: não necessariamente. Eu não acho que todos vivenciam um sofrimento psíquico que demande tratamento. 

Isso não significa que pessoas, digamos, saudáveis, não possam minimamente se beneficiar até certo ponto com um auxílio profissional. Apenas reflito se essa é a única maneira possível. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Preocupo-me que a frase “vá fazer terapia” se coloque como um imperativo por vezes até punitivo. Também considero que os saberes da psicologia estão em diversas áreas: em escolas, nas empresas, nos esportes, nas artes. Portanto, se beneficiar de um psicólogo não necessariamente passa pela psicoterapia individual. Se você não se vê estando minimamente confortável em conversar sobre as suas questões mais íntimas com um “estranho”, verifique como tem vivido, a quantas andam suas relações, se você tem tido ânimo, disposição, tem se cercado de companhias interessantes e tido seus momentos de alegria. Se sua resposta ainda for a mesma, está tudo bem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO