CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
José Roberto Mello avatar

José Roberto Mello

José Roberto Mello é jornalista

8 artigos

blog

Tomar partido, dever da imprensa?

(Foto: Reprodução/Twitter)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por José Roberto Mello 

Não dá para afirmar categoricamente que todos os profissionais de veículos de imprensa, como os da Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora e as TVs e rádios pelo Brasil afora não gostam de noticiar uma possível vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno nas eleições de 2022. Analisar as últimas pesquisas de intenção de voto, para presidente da república, acaba virando pura opinião de muitos profissionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ouvir ou ler comentaristas e articulistas sobre a sondagem eleitoral, neste momento, soa quase como uma tentativa de provar a tese de que todas as acusações contra Lula, pela Lava Jato eram verdadeiras. Uma sanha tão voraz em dar opiniões para que seus leitores, telespectadores e ouvintes acreditem no que a justiça já mostrou ser uma farça jurídica para tirar o petista da corrida eleitoral. Essa é a minha opinião, um jornalista sexagenário e que está fora do mercado formal de comunicação há muitos anos.

Mais do que darmos a nossa opinião e tentar convencer a população, é bom respeitar o que dizem as pesquisas. Ai sim, a opinião dos eleitores. Essas recentes sobre intensão de voto no ex-presidente Lula para 2022, e que dão como certa sua vitória já no primeiro turno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As pesquisas, sérias, de opinião pública usam critérios científicos para descobrirem a “fotografia” – termo usado pela imprensa- para descreverem. Elas demonstram claramente a frustração com os caminhos da política atual do governo de extrema direita de Bolsonaro s avanços e melhorais dos governos petistas de Lula.

Na verdade pra que servem as pesquisas e as opiniões dos comunicadores de plantão? Mostrar os dados das pesquisas, sem filtro, e com base nelas fazerem campanha para defesa de uma tese sobre os rumos que o país deverá tomar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO