247 – Uma auditoria aberta pela Controladoria-Geral da União (CGU) aponta a falta de comprovante de entrega de 4.816 respiradores por parte do Ministério da Saúde e de recebimento por parte de estados e municípios. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, os equipamentos custaram R$ 273 milhões deveriam ter sido distribuídos pela VTCLog, empresa que presta serviços de logística à pasta e está na mira da CPI da Covid por suspeitas de irregularidades em diversos contratos celebrados na área de saúde com o governo Jair Bolsonaro. O depoimento de um dos sócios da VTCLog, Raimundo Nonato Brasil, está marcado para esta terça-feira (5).
A falta dos comprovantes de entrega e recebimento dos respiradores consta de um relatório de 170 páginas da CGU, que trata da contabilidade do Ministério da Saúde no ano passado. Ainda de acordo com o periódico, os auditores apontaram a inexistência de documentos que atestem o “efetivo recebimento” dos respiradores por estados e municípios.
“Constatou-se ausência de comprovante de entrega que confirme o efetivo recebimento de 4.816 equipamentos pelos entes federativos, no total de R$ 273,3 milhões. Isto significa que 71,95% dos itens da amostra não possuem destinação rastreável por meio dos respectivos processos”, destacaram os técnicos no relatório.
Inscreva-se na TV 247, seja membro e assista à sessão da CPI ao vivo:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Apoie o jornalismo independente do 247:







Participe da discussão