CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Zelensky ameaça Síria com sanções após reconhecimento de Donetsk e Lugansk

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também prometeu que não haveria "nenhuma relação" entre a Ucrânia e a Síria após o reconhecimento da RPD e da RPL por Damasco

(Foto: Gabinete de Imprensa Presidencial da Ucrânia)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com RT - O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ameaçou a Síria com sanções após o país reconhecer a independência das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL). Ele também prometeu que não haveria "nenhuma relação" entre a Ucrânia e a Síria após o reconhecimento da RPD e da RPL por Damasco.

A Síria reconheceu a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, que anunciaram sua intenção de romper com a Ucrânia em 2014 e foram oficialmente reconhecidas pela Rússia em fevereiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Agência de Notícias Árabe da Síria (SANA) anunciou a decisão na tarde de quarta-feira, citando fontes do Ministério das Relações Exteriores em Damasco.

“Incorporando a vontade comum e o desejo de estabelecer relações em todos os campos, a República Árabe Síria decidiu reconhecer a independência e a soberania tanto da República Popular de Lugansk quanto da República Popular de Donetsk”, diz o relatório.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As repúblicas, que juntas compõem a região de Donbass, declararam independência da Ucrânia em 2014, depois que um golpe apoiado pelo Ocidente derrubou o presidente democraticamente eleito, Viktor Yanukovych. Os militares de Kiev então travaram uma guerra de oito anos contra as duas repúblicas, até que a Rússia reconheceu sua independência em fevereiro, dois dias antes do início da operação militar de Moscou na Ucrânia. 

Em setembro de 2015, a pedido de Damasco, a Rússia iniciou uma operação militar na Síria, que na época estava envolvida em uma guerra com o Estado Islâmico (EI, antigo ISIS), além de outros grupos terroristas. A campanha de Moscou acabou desempenhando um papel importante em ajudar o governo legítimo a restaurar a paz no país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em fevereiro de 2022, o presidente sírio Bashar Assad declarou que estaria pronto para reconhecer as duas repúblicas no Donbass. Milhares de voluntários sírios estão participando da operação militar da Rússia lá.

Vários outros países, incluindo Bielorrússia, Nicarágua, Sudão e Venezuela, não reconheceram as repúblicas de Donbass, mas anunciaram seu apoio ao reconhecimento da Rússia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO