CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Síria reconhece independência de repúblicas do Donbass

O país se torna o segundo a reconhecer a independência das repúblicas do Donbass, depois da Rússia

Vladimir Putin e Bashar Assad (Foto: Reprodução/RT/Assessoria de Imprensa do Kremlin)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - A Síria reconheceu a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (DPR e LPR, respectivamente), que anunciaram sua intenção de romper com a Ucrânia em 2014 e foram oficialmente reconhecidas pela Rússia em fevereiro.

A Agência de Notícias Árabe da Síria (SANA) anunciou a decisão na tarde de quarta-feira, citando fontes do Ministério das Relações Exteriores em Damasco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Incorporando a vontade comum e o desejo de estabelecer relações em todos os campos, a República Árabe Síria decidiu reconhecer a independência e a soberania tanto da República Popular de Lugansk quanto da República Popular de Donetsk”, diz o relatório.

As repúblicas, que juntas compõem a região de Donbass, declararam independência da Ucrânia em 2014, depois que um golpe apoiado pelo Ocidente derrubou o presidente democraticamente eleito, Viktor Yanukovych. Os militares de Kiev então travaram uma guerra de oito anos contra as duas repúblicas, até que a Rússia reconheceu sua independência em fevereiro, dois dias antes do início da operação militar de Moscou na Ucrânia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em setembro de 2015, a pedido de Damasco, a Rússia iniciou uma operação militar na Síria, que na época estava envolvida em uma guerra com o Estado Islâmico (EI, antigo ISIS), além de outros grupos terroristas. A campanha de Moscou acabou desempenhando um papel importante em ajudar o governo legítimo a restaurar a paz no país.

Em fevereiro de 2022, o presidente sírio Bashar Assad declarou que estaria pronto para reconhecer as duas repúblicas no Donbass. Milhares de voluntários sírios estão participando da operação militar da Rússia lá.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vários outros países, incluindo Bielorrússia, Nicarágua, Sudão e Venezuela, não reconheceram as repúblicas de Donbass, mas anunciaram seu apoio ao reconhecimento da Rússia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO