Justiça reconhece irregularidade em pesquisa

O juiz federal Ricardo Rodrigues Felipe Macieira determinou a suspensão da pesquisa irregular divulgada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, que mostrava o candidato Edinho Lobão (PMDB) tecnicamente empatado com o oposicionista Flávio Dino (PCdoB); “Considero que a elaboração do quesito pode levar a um direcionamento da pesquisa e ao consequente comprometimento de sua eficácia e credibilidade”;…

O juiz federal Ricardo Rodrigues Felipe Macieira determinou a suspensão da pesquisa irregular divulgada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, que mostrava o candidato Edinho Lobão (PMDB) tecnicamente empatado com o oposicionista Flávio Dino (PCdoB); "Considero que a elaboração do quesito pode levar a um direcionamento da pesquisa e ao consequente comprometimento de sua eficácia e credibilidade"; disse
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

Maranhão 247, com Blog do Raimundo Garrone – O juiz federal Ricardo Rodrigues Felipe Macieira determinou a suspensão da pesquisa irregular divulgada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, que mostrava o candidato Edinho Lobão (PMDB) tecnicamente empatado com o oposicionista Flávio Dino (PCdoB).

“Considero que a elaboração do quesito pode levar a um direcionamento da pesquisa e ao consequente comprometimento de sua eficácia e credibilidade. Esse quesito não aponta justificativa nem esclarecimento para que sejam os nomes dos dois únicos candidatos nele incluídos”, argumentou o juiz.

No levantamento, a formulação da pergunta ao eleitor leva em conta os apoios políticos do comunista – o presidenciável Aécio Neves (PSDB) – e de Lobão, a presidente Dilma Rousseff (PT). Como consequência, houve empate técnico favorável ao peemedebista (39,4% X 38,8%). No entanto, desde o início da campanha eleitoral, em julho, Flávio Dino aparece em primeiro lugar, com mais de 50% dos votos.

Encomendada pelo jornal O Imparcial, a pesquisa da Econométrica simulava um suposto empate técnico entre Edinho e Flávio com a intenção de inflar a candidatura do aliado do grupo Sarney.

Os números, no entanto, não correspondem ao atual quadro político e contradizem todos os outros levantamentos divulgados por institutos sérios, que apresentam o ex-presidente da Embratur com vantagem média de 30 pontos em relação ao segundo colocado.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Acompanhe as
últimas notícias