Avião caiu porque estava com uma velocidade muito baixa, diz especialista

Não houve sobreviventes na queda da aeronave em Vinhedo

Avião da Voepass acidentado em Vinhedo
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

247 – O especialista em aviação Joselito Geraldo de Sousa, conhecido como Lito Sousa, analisou a queda do avião em Vinhedo (SP), que resultou na morte dos 61 ocupantes a bordo nesta sexta-feira (9). Em uma transmissão ao vivo no YouTube, ele explicou que a aeronave pode ter perdido sustentação no ar devido à incapacidade de manter a velocidade necessária para o voo.

“[O avião] não planou porque atingiu uma condição em que sua velocidade era muito baixa”, explicou Sousa. Durante a queda, a aeronave desceu em uma posição vertical, girando em “parafuso chato” até colidir com o solo. “Ele foi diminuindo a velocidade até chegar em um ponto em que não havia mais sustentação”.

Outra hipótese para o acidente envolve uma falha no sistema de anticongelamento da aeronave, conforme informou o site Metrópoles. Em entrevista ao portal, o especialista em aviação Roberto Peterka afirmou que “o gelo acaba se formando nas asas e altera o perfil aerodinâmico, e aí a aeronave perde a sustentação e vem para o chão”.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Ao vivo

Inscreva-se

Cobertura contínua dos principais assuntos do dia.

Hoje na TV 247 1 de Julho
Acompanhe as
últimas notícias