Opinião

Na prática, Lula já está preso

“Se nenhum cidadão pode sair do Brasil sem passaporte, na prática, Lula está preso no território nacional. Ou seja: começou a cumprir pena antes ainda do que foi estipulado pelo TRF-4, por ordem de um juiz que subverteu a hierarquia vigente no Poder Judiciário e desafia o STF”, escreve Alex Solnik; “Lula precisa de um…

Lula
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

A ditadura Vargas expulsava e exilava os opositores do regime, como se constata em fotos que mostram Júlio Mesquita e Armando de Salles Oliveira embarcando rumo à Europa por tempo indeterminado.

A ditadura das togas, esquentando os motores, prefere impedir seus desafetos de saírem do território nacional, configurando confinamento no próprio país, o que a constituição em vigor impede solenemente, ao garantir, em cláusula pétrea, o direito de ir e vir a todos os brasileiros antes de serem condenados depois do último recurso da última instância, que é o STF.

Seguindo os passos do relator do TRF-4, João Gebran Neto, que pediu a prisão de Lula assim que fossem esgotados os recursos na segunda instância, violando a norma constitucional, o juiz Ricardo Leite, da 10ª. Vara Federal de Brasília, resolveu subir mais um degrau na escalada rumo ao arbítrio.

Embora tenha rejeitado o pleito dos procuradores do MPF que exigiram, explicitamente o confinamento do ex-presidente Lula em São Bernardo Campo, de onde só poderia sair com autorização judicial, o que equivaleria a ficar preso na cidade onde mora, o juiz Ricardo Leite concordou com a apreensão de seu passaporte.

Se nenhum cidadão pode sair do Brasil sem passaporte, na prática, Lula está preso no território nacional.

Ou seja: começou a cumprir pena antes ainda do que foi estipulado pelo TRF-4, por ordem de um juiz que subverteu a hierarquia vigente no Poder Judiciário e desafia o STF.

Lula precisa de um habeas corpus já.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Participe da discussão

Acompanhe as
últimas notícias