CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Durval Ângelo avatar

Durval Ângelo

Deputado estadual (PT-MG), líder do governo na ALMG

50 artigos

blog

“Sepulcros caiados”: a hipocrisia da oposição

Não há como deixar de apontar a hipocrisia da oposição, que, mesmo com lideranças nacionais e estaduais delatadas na Lava Jato, não se furta a acusar e pedir o afastamento do governador de Minas, Fernando Pimentel

Governador Fernando Pimentel faz entrega de 35 unidades de resgate. 21-02-2017- Corpo de Bombeiros. Foto:  (Foto: Durval Ângelo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Atirou no que viu e acertou no que não viu". A frase popular define bem o resultado obtido pelo DEM na ação impetrada no STF com o objetivo claro de afastar do cargo o governador de Minas, Fernando Pimentel. Junto com o aliado PSDB, a legenda pretendia respaldar na Corte maior o artigo da Constituição mineira que determina o afastamento prévio do governador, em caso de processo por crime comum, sem a necessidade de autorização da Assembleia Legislativa. Mas, "no frigir dos ovos", a oposição não somente fracassou na tentativa de "golpe" em Minas, como acabou "dando um tiro no próprio pé".

É bem verdade que, contrariando 52 decisões anteriores, o STF validou parcialmente a tal norma estadual ao decidir que não há necessidade de autorização da Assembleia Legislativa para que o STJ receba a ação contra o governador Fernando Pimentel. Mas, por outro lado, todos os ministros se posicionaram contra o afastamento prévio. Ao mesmo tempo, o tribunal estendeu para as Constituições de todos os Estados a dispensa da autorização legislativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por essa, definitivamente, a oposição não esperava! Afinal, devem ser atingidos pela decisão vários de seus governadores aliados. Entre eles estão Beto Richa (PSDB), do Paraná; Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo; Marconi Perillo (PSDB), de Goiás; Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro; e Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins, alvos de petições ao STJ, após serem implicados em delações da Odebrecht.

Por sua vez, o governo de Minas recebeu a decisão até com certo alívio. Como declarou o governador, ao descartar o afastamento prévio, ela garantiu estabilidade ao governo. Em contrapartida, se o STJ decidir pelo recebimento da ação, finalmente Pimentel poderá defender-se, demonstrando que, após serem quebrados seus sigilos postal, telefônico, fiscal e bancário, nada contra ele foi encontrado. Estamos convictos de que, sem ingerências políticas, observados somente os aspectos legais, sua inocência será provada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quanto ao "cabo de guerra" criado pela oposição, obstruindo todas as votações na Assembleia Legislativa, faço minhas as palavras do líder da base governista André Quintão (PT). Não faremos o debate sujo. O que interessa à população é que o Estado funcione, e não podemos paralisá-lo em função dessa questão. Não é ao governo que fazem obstrução, mas ao povo de Minas Gerais. Espero que possamos retomar os trabalhos, pois a sociedade saberá cobrar os responsáveis pela inoperância.

Por fim, não há como deixar de apontar a hipocrisia da oposição, que, mesmo com lideranças nacionais e estaduais delatadas na Lava Jato, não se furta a acusar e pedir o afastamento do governador. Defende ela uma condenação sumária, sem direito a defesa e ao devido processo legal, inclusive para si próprios? Lembram-me os fariseus, comparados por Jesus a "sepulcros caiados". Por fora, belos e justos, mas por dentro...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO