“Eles fazem isso porque odeiam as mulheres”, afirma Cida Gonçalves sobre ‘PL do Estupro’

Em entrevista ao Giro das 11, a ministra das Mulheres criticou o PL que equipara o aborto ao homicídio e criminaliza vitimas de estupro: “isso tem nome: misoginia”

Cida Gonçalves
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

247 – A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, expressou duras críticas ao Projeto de Lei 1904/2024 durante entrevista ao programa Giro das Onze, da TV 247. O projeto, que propõe equiparar o aborto ao homicídio e criminalizar mulheres e meninas vítimas de estupro, é visto pela ministra como uma clara expressão de misoginia.

“Eles fazem isso porque odeiam as mulheres. Essa é a grande verdade. Eles querem tirar das mulheres todos os direitos, calar a boca das mulheres. É um ódio que quer tirar as mulheres dos espaços de poder”, afirmou Cida Gonçalves, ao destacar a natureza misógina da proposta. Ela acrescentou que, além da disputa política no Congresso, o ódio às mulheres é o principal motivo por trás do apoio a esse tipo de legislação.

A ministra enfatizou que a intenção por trás do projeto é clara: “é com as mulheres e com os nossos direitos que eles querem mexer. Sabemos que o movimento conservador que está posto, a principal questão deles é, exatamente, acabar com a garantia de direitos das mulheres”. Ela também criticou a falta de discussão sobre a realidade das mulheres no Brasil, especialmente em relação à violência sexual. “Vamos discutir os números da violência sexual, por exemplo. O Congresso não discute isso”, declarou.

O PL 1904/2024 abre margem para que as vítimas de estupro recebam penas maiores que seus agressores, uma vez que a pena para o crime de estupro no Brasil é de no máximo 10 anos, enquanto a pena para o aborto, caso realizado após 22 semanas de gestação, poderia variar de seis a 20 anos de reclusão.

Cida Gonçalves concluiu sua fala alertando para os perigos de retrocessos nos direitos das mulheres: “Eles não querem discutir a realidade em que vivem as mulheres do nosso país. Discutir um projeto como esse só pode ser o fato deles odiarem as mulheres. E isso tem nome: misoginia”.

Dos 33 deputados favoráveis ao ‘PL do estupro’, 11 são mulheres. Veja a lista:

Sóstenes Cavalcante – PL/RJ

Evair Vieira de Melo – PP/ES

Delegado Paulo Bilynskyj – PL/SP

Gilvan da Federal – PL/ES

Filipe Martins – PL/TO

Dr. Luiz Ovando – PP/MS

Bibo Nunes – PL/RS

Mario Frias – PL/SP

Delegado Palumbo – MDB/SP

Ely Santos – Republicanos/SP

Simone Marquetto – MDB/SP

Cristiane Lopes – UNIÃO/RO

Renilce Nicodemos – MDB/PA

Abilio Brunini – PL/MT

Franciane Bayer – Republicanos/RS

Carla Zambelli – PL/SP

Dr. Frederico – PRD/MG

Greyce Elias – AVANTE/MG

Delegado Ramagem – PL/RJ

Bia Kicis – PL/DF

Dayany Bittencourt – UNIÃO/CE

Lêda Borges – PSDB/GO

Junio Amaral – PL/MG

Coronel Fernanda – PL/MT

Pastor Eurico – PL/PE

Capitão Alden – PL/BA

Cezinha de Madureira – PSD/SP

Eduardo Bolsonaro – PL/SP

Pezenti – MDB/SC

Julia Zanatta – PL/SC

Nikolas Ferreira – PL/MG

Eli Borges – PL/TO

Fred Linhares – Republicanos/DF

Assista: 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Acompanhe as
últimas notícias